Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Guardia Civil e GNR detêm três portugueses suspeitos de roubos em Badajoz

Sete portugueses foram investigados e três deles detidos em Espanha pela Guardia Civil e pela GNR por suspeitas de cinco roubos em casas de campo e explorações agrícolas em Badajoz, anunciaram hoje as força de segurança.

Guardia Civil e GNR detêm três portugueses suspeitos de roubos em Badajoz
Notícias ao Minuto

12:39 - 28/01/21 por Lusa

País Roubo

Em comunicado conjunto enviado hoje à agência Lusa, a Guardia Civil espanhola e a GNR revelaram que as detenções foram efetuadas na sexta-feira passada, no âmbito de uma operação policial conjunta, intitulada "NOMADES".

Fonte da Guardia Civil explicou à Lusa que, nesta operação, foram investigados sete cidadãos portugueses, entre os 20 e os 67 anos, que acabaram por ser localizados num acampamento no município de Puebla de la Calzada, na província de Badajoz, na Extremadura (Espanha).

Os sete cidadãos, dos quais seis homens e uma mulher, são suspeitos da autoria de "cinco roubos, perpetrados no início do ano, em casas de campo e explorações agrícolas nos concelhos espanhóis de Torremayor, Pueblonuevo del Guadiana, Lobón y Montijo, indicou a Guardia Civil.

Três dos suspeitos, todos homens, por serem alvo de mandados judiciais, foram detidos e, após serem "presentes a um juiz", um "ficou em prisão preventiva", enquanto os outros dois ficaram em liberdade, acrescentou a mesma fonte.

Das casas de campo e explorações agrícolas visadas, os sete portugueses terão furtado cabos de cobre, baterias de painéis solares e de camiões, ferramentas, eletrodomésticos ou aparelhos eletrónicos, entre outros objetos, assim como azeitonas, pode ler-se no comunicado.

O produto dos roubos era depois vendido "em centros de reciclagem de Badajoz e em pontos de receção de azeitona", acrescentaram as forças de segurança.

"A colaboração policial transfronteiriça" entre a Guardia Civil e a GNR "foi fundamental para a obtenção dos vestígios incriminatórios" deste "grupo de cidadãos portugueses", realçou a força de segurança espanhola.

Durante a investigação, em que vigiaram e seguiram os movimentos destas pessoas, as forças policiais apuraram que estariam escondidas "num acampamento" em Pubela de La Calzada, onde foram efetivamente encontradas, com objetos furtados.

"Na inspeção ao acampamento, os agentes [policiais] encontraram numerosos objetos ocultos", cuja "legitima proveniência" não foi possível atestar, pelo que os investigadores não descartam que as pessoas agora detidas e as investigadas possam estar envolvidas noutros roubos, o que poderá motivar "novas detenções", pode ler-se.

Leia Também: GNR detém quatro suspeitas de furto em supermercado em Montemor-o-Novo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório