Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

GNR apreende duas toneladas de bivalves no valor de 18 mil euros

Homem de 41 anos que transportava as amêijoas e os pé-de-burrinho acabou por ser identificado. Multa pode chegar aos 44.890 euros.

GNR apreende duas toneladas de bivalves no valor de 18 mil euros
Notícias ao Minuto

07:10 - 28/01/21 por Notícias ao Minuto

País Amêijoas

A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu mais 1.600 quilos de amêijoa-japonesa (Ruditapes philippinarum) e 550 quilos de pé-de-burrinho (Chamelea gallina) avaliados em cerca de 18.000 euros, em Montemor-o-Novo.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto sobre a operação, os militares revelam que identificaram um homem, de 41 anos, que transportava os bivalves num veículo, sem se fazer acompanhar do documento de registo de moluscos e bivalves vivos, o qual é essencial para determinar a sua proveniência e qualidade a nível higiossanitário.

No decorrer das diligências policiais foi elaborado um auto de contraordenação, cuja coima pode ascender até 44.890 euros.

Os bivalves, por se encontrarem vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural.

Na mesma nota, a GNR relembra que a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem fundamental para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo.

Leia Também: Covid-19: Vendas de algas e bivalves com quebras até 90% desde março

Recomendados para si

;
Campo obrigatório