Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Instituto do Sangue agradece mais de 8.600 dádivas

Mais de 8.600 pessoas responderam ao apelo para doar sangue, uma mobilização que o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) diz ter sido "essencial para estabilizar as reservas" nesta fase, mas apela para que as dádivas continuem.

Instituto do Sangue agradece mais de 8.600 dádivas
Notícias ao Minuto

20:48 - 27/01/21 por Lusa

País Instituto do Sangue

Em comunicado, o IPST agradece a mobilização para doar sangue, o "empenho e competência dos profissionais de saúde" e a ajuda das associações de dadores na organização de sessões de colheita que ajudaram a contrariar um "decréscimo de cerca de 10% nas colheitas", o que em contexto de inverno, agravado pela pandemia, levou a uma instabilidade nas reservas.

"Apesar da situação difícil em que o país se encontra, a resposta por parte da sociedade foi excecional e sem precedentes: Entre 19 e 26 de janeiro inscreveram-se 8.638 dadores e foram colhidas 7.009 unidades de sangue nos Centros de Sangue e da Transplantação do IPST em Lisboa, Porto e Coimbra", lê-se no documento.

No entanto, o IPST sublinha que as necessidades de sangue e componentes sanguíneos nos hospitais "são diárias" e que há condicionantes no armazenamento, uma vez que "os componentes sanguíneos têm um tempo limitado de armazenamento; os dadores de sangue, sendo homens só podem realizar a sua dádiva de três em três meses e sendo mulheres de quatro em quatro meses", ao que acresce a incerteza sobre a evolução da pandemia.

"Assim, esta mobilização foi essencial para estabilizar as reservas de componentes sanguíneos nesta fase, mas a afluência maciça gerou também situações de esperas longas e desconforto. Por isso, o IPST reitera o apelo a todos os dadores para que, dentro das suas possibilidades, procurem os serviços de colheita de sangue de forma regular e faseada, uma vez que só assim será possível continuar a garantir as condições de distanciamento social, um melhor atendimento ao dador e a distribuição constante e regular de unidades de sangue aos hospitais", pede o instituto.

Há uma semana o IPST apelou à dádiva, alertando que as suas reservas davam para entre quatro e 19 dias, sendo os grupos sanguíneos mais afetados o A positivo, A negativo, O negativo e B negativo.

Também a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (Fepodabes) tinha apelado à dádiva de sangue, alertando que diversos grupos sanguíneos apresentam reservas nacionais inferiores a sete dias.

Para ser dador de sangue, basta ter entre 18 e 65 anos (o limite de idade para a primeira dádiva é os 60 anos), ter peso igual ou superior a 50 quilos e ter hábitos de vida saudáveis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório