Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Câmara de Lisboa contratou 130 assistentes operacionais nos últimos meses

A Câmara Municipal de Lisboa contratou, nos últimos meses, 130 novos assistentes operacionais para as escolas da cidade, que se somam aos 1.350 que os estabelecimentos já tinham, anunciou hoje o vice-presidente da autarquia.

Câmara de Lisboa contratou 130 assistentes operacionais nos últimos meses
Notícias ao Minuto

20:20 - 27/01/21 por Lusa

País Câmara de Lisboa

De acordo com João Paulo Saraiva, que falava na reunião pública da autarquia, a decorrer por videoconferência devido à pandemia da covid-19, há "29 contratos para serem assinados e cerca de 40 novos em processo de contratação".

Para a próxima semana está ainda previsto o lançamento de concursos de "contratação a termo" e também "sem termo" de modo a que a câmara vá além do cumprimento dos rácios, adiantou o vereador, responsável pelos Recursos Humanos do município.

João Paulo Saraiva (Cidadãos por Lisboa, eleito pelo PS) avançou que "há mesmo 11 escolas" que "têm hoje mais de 100% dos assistentes operacionais que lhes estavam destinados".

"Em poucos meses, contratámos 130 novos trabalhadores assistentes", reforçou o eleito, sem precisar quando começaram as contratações nem quantos estabelecimentos escolares continuam sem cumprir o rácio de assistentes operacionais.

O vice-presidente da autarquia, liderada pelo PS, agradeceu aos serviços da câmara, que "em período de pandemia" entrevistaram "os candidatos por meios alternativos", e defendeu que o município está a fazer um "esforço sem precedentes neste tema".

Durante o Período Antes da Ordem do dia (PAOD), vários eleitos da oposição questionaram também o município sobre os meios tecnológicos disponíveis pelos agrupamentos e pelos alunos.

O vereador da Educação, Manuel Grilo (BE - partido que tem um acordo de governação do concelho com PS), recordou, em resposta, que o município distribuiu computadores aos alunos dos escalões A e B do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, na sequência da pandemia de covid-19, que levou ao encerramento das escolas pela primeira vez em março do ano passado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório