Meteorologia

  • 08 MARçO 2021
Tempo
10º
MIN 9º MÁX 15º

Edição

Carnaval de Bragança com butelo e caretos online em fevereiro

O festival das tradições de carnaval de Bragança, em torno do típico enchido butelo e dos Caretos, decorre este ano 'online', na primeira quinzena de fevereiro, devido à pandemia de covid-19, divulgou hoje a Câmara Municipal.

Carnaval de Bragança com butelo e caretos online em fevereiro

As ruas da cidade de Bragança e uma tenda instalada na Praça Camões foram, em anos anteriores, o palco do festival do Butelo e das Casulas e do Carnaval dos Caretos, organizados pelo município que este ano decidiu levar os eventos a "casa de todos os portugueses", através da Internet.

"A qualquer hora, a partir de qualquer lugar e à distância de um simples clique, assim será o Festival do Butelo e das Casulas e Carnaval dos Caretos 2021 que, pretendendo contrariar os obstáculos e dificuldades originados pela covid-19, se reinventou", segundo a apresentação feita pelo município.

Assim, de 01 a 16 de fevereiro, "é através de um conjunto de iniciativas 'online' que o município de Bragança promove o Festival do Butelo e das Casulas e o Carnaval dos Caretos em 2021, com o objetivo primordial de apoiar, dentro das possibilidades que permite a atual situação pandémica, os produtores locais e de continuar a dinamizar a cultura e as tradições brigantinas".

O festival que promove o prato típico do carnaval nesta região, à base do enchido de ossos, o butelo, e as casulas ou cascas, as vargens de feijão secas, realiza-se através da plataforma Dott/Ctt e que contará com a participação de 17 produtores do concelho de Bragança.

Além do butelo e das casulas, os produtores terão também para venda outros enchidos do fumeiro regional, como salpicões e chouriças, e produtos locais, desde o azeite ao mel ou artesanato regional.

A Câmara de Bragança revelou que investe "14 mil euros" neste formato, que proporcionará também aos "apreciadores da boa gastronomia" a oportunidade de aprenderem a confecionar alguns pratos à base de produtos locais.

Para o efeito, alguns chefes de cozinha vão "colocar as mãos na massa" e revelar alguns dos seus segredos para a confeção destes pratos.

Os tradicionais mascarados que costumam sair à rua por altura do Carnaval, os Caretos, vão ter uma época festiva mais resguardada, mas marcarão também presença de forma digital, através de iniciativas como oficinas pedagógicas, destinadas, sobretudo, à comunidade escolar.

Entre 10 e 12 de fevereiro, os mais pequenos podem aprender 'online', e sob a orientação de artesãos, a construir máscaras em lata e fatos de caretos do território de Bragança.

A 13 de fevereiro será inaugurada a exposição "Máscara: o ser e o fazer", do artesão Isidro Rodrigues, no Museu Ibérico da Máscara e do Traje, seguida da iniciativa "Diálogos com Arte", com o autor e o estudioso destas tradições António Tiza.

Estas iniciativas têm transmissão e direto através da rede social Facebook do município de Bragança.

As festividades do Carnaval 'online' terminam a 16 de fevereiro, com o ator André Gago a falar sobre "O Papel da Máscara no Teatro", na iniciativa "Diálogos com Arte", transmitida também na página do Facebook do município.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório