Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

GNR faz balanço das missões FRONTEX e há imagens

No âmbito das missões FRONTEX, só em 2020 foram destacados 114 militares da Guarda por toda a Europa.

GNR faz balanço das missões FRONTEX e há imagens
Notícias ao Minuto

08:54 - 27/01/21 por Notícias ao Minuto

País Frontex

A Guarda Nacional Republicana faz, esta quarta-feira, um balanço das missões FRONTEX que, de 2007 a 2020, empenharam mais de 800 militares em diversas operações combinadas da Agência Europeia de Fronteira e da Guarda Costeira. Prevenir, detetar e reprimir casos de imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes fronteiriços são os objetivos desta missão.

Só em 2020, esclarece o comunicado enviado às redações, foram destacados 114 militares da Guarda por toda a Europa, entre os quais 18 peritos designados como seconded Team Members (sTM), em países como a Bulgária, Croácia, Espanha, Grécia, Hungria, Itália e Polónia, que desempenharam inúmeras missões e tarefas na FRONTEX.

Entre essas missões destaca-se a vigilância da fronteira externa da União Europeia e operações de busca e salvamento, onde se incluiu a vigilância marítima e operações de busca e salvamento com a utilização de embarcações; a vigilância terrestre e apoio ao controlo das fronteiras, através de binómios cinotécnicos e de patrulhamento com recurso a veículos todo-o-terreno, dotados de câmaras de visão térmica e de sistemas de vigilância e deteção através de radar e de câmaras diurnas e noturnas de alta resolução e alcance.

As restantes missões estão relacionadas com a deteção de crimes graves com dimensão transfronteiriça, incluindo tráfico de migrantes, tráfico de seres humanos e terrorismo e com a investigação criminal, através de diversos militares com formação na área.

A autoridade revela ainda que, em 2020, foram realizadas 1.382 patrulhas, mais de 10.500 horas de empenhamento, cerca de 89 mil quilómetros e 9.200 milhas náuticas percorridos, cerca de mil migrantes auxiliados, dos quais 473 foram resgatados de seis embarcações intercetadas, mais de 6.300 veículos fiscalizados e cerca de 7.100 pessoas controladas, tendo sido impedidas 13 entradas ilegais no espaço Schengen.

Esta quarta-feira, "inicia-se o ano operacional de 2021, encontrando-se previstas 16 operações FRONTEX com missões e tarefas distintas, tendo já sido destacados 30 militares da Guarda para integrar a Operação 'Poseidon Sea 2021' na Grécia para iniciar funções nesta mesma data", refere ainda a GNR.

Veja aqui as imagens que mostram um pouco das missões FRONTEX.

Leia Também: GNR recupera em Santa Maria da Feira veículo roubado em Espanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório