Telhado do quartel da GNR de Ródão ruiu. Militares podem ser transferidos

A GNR está a avaliar a transferência provisória do efetivo do Posto Territorial de Vila Velha de Ródão para as antigas instalações da ADRACES, depois de parte do telhado do quartel local ter colapsado.

Reino Unido, coronavírus, covid-19, Boris Johnson

© Global Imagens

Lusa
26/01/2021 08:49 ‧ 26/01/2021 por Lusa

País

GNR

 

"Logo após o sucedido, a ADRACES [Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul] disponibilizou as suas antigas instalações para instalar provisoriamente o Posto Territorial de Vila Velha de Ródão, ocupando dois pisos desse edifício, necessitando de pequenas obras no sentido de garantir que a transferência dos militares", explicou a GNR à agência Lusa.

Parte do telhado do Posto Territorial de Vila Velha de Ródão da GNR ruiu na quinta-feira, sem causar danos físicos aos militares que prestam ali serviço.

A denúncia partiu da Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR), que adiantou que, desde 2018, tem vindo a alertar para "as precárias e preocupantes condições" daquele quartel.

A associação entende que essa realidade justificou a inclusão do Posto Territorial de Vila Velha de Ródão "como muito prioritário na lista dos locais de serviço a merecer intervenção na Lei de Programação das Infraestruturas e Equipamentos para as Forças e Serviço de Segurança do Ministério da Administração Interna (MAI)".

Em resposta à agência Lusa, a GNR refere que, "apesar de a situação estar controlada, está a ser avaliada a transferência provisória do efetivo para outras instalações".

Adianta que, após a ruína parcial da estrutura de cobertura do quartel, a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão "colocou telas plásticas no sentido de minimizar as infiltrações no edifício".

A GNR refere ainda que o Posto Territorial de Vila Velha de Ródão está inscrito na Lei de Programação das Infraestruturas e Equipamentos para as Forças e Serviços de Segurança (LPIEFSS).

"Desta forma, o projeto de execução está na fase de análise e aprovação, prevendo-se que haja condições para iniciar o concurso para a empreitada nas próximas duas semanas", conclui.

Em 2020, o município de Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco, apresentou ao Ministério da Administração Interna (MAI) um projeto de requalificação para o edifício e disponibilizou-se a comparticipar a obra.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas