Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Fundação diz que autarca foi vacinado por ter contacto direto com utentes

A fundação presidida pelo autarca de Reguengos de Monsaraz (Évora), José Calixto, justificou hoje a sua vacinação contra a covid-19 por ser uma das pessoas que tem "contacto regular direto com os utentes" do lar.

Fundação diz que autarca foi vacinado por ter contacto direto com utentes
Notícias ao Minuto

20:44 - 22/01/21 por Lusa

País Coronavírus

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (FMIVPS) explicou ter indicado para serem vacinados "todos os utentes, funcionários, administrativos, técnicos e dirigentes que têm contacto regular direto com os utentes".

Segundo a instituição, essa comunicação foi dada em "obediência às indicações recebidas pelas autoridades de saúde e da segurança social".

"O critério recomendado pelas autoridades de saúde e consensualizado com a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) para definir o universo a vacinar foi o do contacto próximo e regular com os utentes, sendo expressa a necessidade de incluir os membros das direções das instituições que mantivessem esse contacto próximo", pode ler-se no comunicado.

Segundo noticia o semanário Expresso na sua página de Internet, o presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz (Évora), José Calixto, eleito pelo PS, já tomou a primeira dose da vacina contra a covid-19.

autarca, pode ler-se na notícia do Expresso, "foi incluído numa lista de funcionários e utentes a vacinar enviada pelo lar" da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva, onde um surto de covid-19, no verão de 2020, provocou a morte de 18 pessoas.

De acordo com o Expresso, "apesar de não se inserir em nenhum dos grupos prioritários para a primeira fase da vacinação", o autarca "conseguiu contornar os critérios definidos pelo Governo e pelas autoridades de saúde por ser presidente da fundação que gere o lar".

No comunicado, a FMIVPS realçou ter conhecimento de que "os membros das direções" de instituições em "todo o país" estão a ser vacinados nesta fase e que "pelo menos isso acontece" na região do Alentejo.

E insistiu que decidiu "seguir a recomendação da CNIS e submeter a vacinação de todos os membros do conselho de administração em exercício regular de funções, porque têm um contacto regular, direto e próximo com os utentes".

Lembrando que o lar que gere enfrentou "um surto com consequências sérias", a fundação sublinhou ter entendido "ser de elementar cautela que todas as pessoas que têm esse contacto fossem vacinadas".

FMIVPS assegurou que José Calixto, que exerce "de forma voluntária o cargo" de presidente do conselho de administração da fundação, "acompanha de forma diária o trabalho desenvolvido" e tem "contacto com os seus utentes".

"A sua vacinação, além de corresponder ao determinado no Plano Nacional de Vacinação das Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) pelas autoridades de saúde e seguir a recomendação da CNIS, foi uma medida exigida para salvaguarda da saúde e da vida dos utentes da fundação", assinalou.

Para a instituição, as notícias de que José Calixto foi "vacinado contra a determinação das autoridades de saúde procurando obter uma situação de privilégio injustificado são falsas e gravemente prejudiciais para o seu bom nome, honra e consideração pessoal, profissional e política" e prejudicam a fundação.

"A perseguição de que a fundação e o presidente do conselho de administração vêm sendo vítimas, por constituírem atos ignóbeis no contexto da tragédia que assola o país e o mundo, será, por isso, objeto das respostas adequadas nas instâncias competentes que, não reparando o prejuízo já causado, reporão, pelo menos, a verdade", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório