Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Presidenciais. Coimbra testa os mais de 700 membros das mesas de voto

Os mais de 700 cidadãos que vão estar no domingo nas mesas de voto para as eleições presidenciais no concelho de Coimbra vão fazer testes para detetar covid-19, disse hoje o presidente da Câmara, Manuel Machado.

Presidenciais. Coimbra testa os mais de 700 membros das mesas de voto
Notícias ao Minuto

15:36 - 21/01/21 por Lusa

País Presidenciais

Para além dos cerca de 725 "membros das mesas de voto que se encontram nomeados", a iniciativa também abrangerá "os membros das Juntas de Freguesias e equipas municipais de apoio destacados para acompanhar o ato eleitoral" no concelho de Coimbra, adiantou à agência Lusa Manuel Machado, referindo que, no total, estão mobilizadas cerca de mil pessoas.

"A operação, que visa reforçar a segurança do ato eleitoral" previsto para o dia 24 [domingo], abrangerá todas as pessoas envolvidas no processo, mas desde que estas queiram ser testadas, afirmou o presidente da Câmara de Coimbra, sublinhando que a testagem "não é obrigatória", depende da vontade de cada um dos cidadãos mobilizados no município para estas eleições.

"Pretende-se ajudar a vencer o medo" do contágio pelo vírus SARS-CoV-2 (que provoca a doença covid-19) e a "criar a confiança" dos cidadãos eleitores, para que participem nas eleições -- e "é muito importante" que o façam -- salientou Manuel Machado, defendendo que "a pandemia não pode confinar a democracia".

Este rastreio covid-19, que "está a ser preparado em coordenação com as Juntas de Freguesias" do concelho, é promovido pelo município em "ativa cooperação e estreita articulação" com a Cruz Vermelha Portuguesa, cujas equipas de testagem já estão constituídas, destacou o presidente da Câmara de Coimbra, que também é presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

Os testes realizados pela Cruz Vermelha Portuguesa, no âmbito desta operação, além de "voluntários", serão gratuitos, indicou Manuel Machado, realçando a "disponibilidade e cooperação" daquela organização humanitária.

Os testes serão realizados "durante a manhã de sábado, 23 de janeiro", no Pavilhão Municipal Mário Mexia, na cidade de Coimbra.

A estas eleições presidenciais, que se realizam em plena pandemia de covid-19 em Portugal, concorrem sete candidatos: Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP) Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), o ex-militante do PS Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans e presidente do RIR - Reagir, Incluir, Reciclar, João Ferreira (PCP e PEV) e a militante do PS Ana Gomes (PAN e Livre).

Leia Também: Marinha Grande vai testar os 200 elementos das mesas de voto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório