Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

JPP quer saber quais as orientações dadas a escolas para casos positivos

O JPP da Madeira exigiu hoje que os responsáveis da saúde e o Governo Regional expliquem as novas indicações dadas às escolas abertas face a aumento dos casos positivos registados esta semana nos estabelecimentos com aulas presenciais.

JPP quer saber quais as orientações dadas a escolas para casos positivos
Notícias ao Minuto

14:00 - 21/01/21 por Lusa

País Covid-19

"Esta semana houve um aumento de alunos a testarem positivos, o que tem obrigado a que turmas inteiras fiquem em casa em isolamento e tenham de ser testados mais alunos", diz o Juntos Pelo Povo (JPP) em comunicado assinado pelo deputado Paulo Alves.

No documento, o deputado declara que "quer que os responsáveis da Saúde e a própria Secretaria Regional da Educação esclareçam, principalmente aos pais", quais as "novas orientações remetidas às escolas com aulas presenciais".

Paulo Alves recorda que o Governo Regional começou por "anunciar, publicamente, que tinha 100 mil testes rápidos para testar professores, alunos e funcionários das escolas da região, num total de 52 mil pessoas".

Posteriormente, o secretário regional da Educação anunciou que "só seriam testados os professores e funcionários", excluindo os 42 mil alunos, acrescenta.

O parlamentar refere que o Governo Regional "decidiu que os alunos do 3º ciclo e secundário" ficariam em casa, tendo aulas à distância, só havendo "aulas presenciais" nas creches, infantários, pré-escolar, 1º e 2º ciclos e cursos profissionais.

"Ou seja, quase na totalidade, alunos com idades inferiores aos 12 anos, pois assim não terá o Governo despesas com pagamento aos pais que teriam de ficar em casa a acompanhar os filhos menores de 12 anos. Uma medida economicista", argumenta.

Dado o aumento de casos verificados esta semana nas escolas, Paulo Alves revelou terão sido dadas novas orientações no que respeita às regras nos estabelecimentos escolares.

"Segundo informações chegadas ao JPP, as orientações são de que só vai para casa fazer isolamento o aluno que tem sintomas e testou positivo", enquanto "os restantes elementos da turma, continuam a ir à escola, a ter aulas presenciais, não são testados e são os professores e funcionários que deverão estar atentos a ver se existem manifestações de sintomas da doença covid-19", realça.

O JPP diz que a tutela justifica a situação "com o facto de que estão a ser realizados demasiados testes a alunos e muitos, com resultados negativos".

De acordo com os dados disponibilizados na página da Secretaria Regional da Educação da Madeira, só na quarta-feira foram detetados casos de covid-19 em oito escolas da região.

Na escola do Estreito de Câmara de Lobos, dois alunos testaram positivo, o que resultou no confinamento de duas turmas (39 estudantes) e houve um caso reportado na Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, o que afetou uma turma de (16 alunos).

Na escola de ensino básico e pré-escolar Prof.Eleutério Aguiar, uma sala com 11 crianças, duas educadoras e duas estudantes ficaram em isolamento profilático, tendo-se registado um caso positivo também numa escola de pré-escolar e ensino básico na freguesia da Camacha (Santa Cruz), o que afetou 19 alunos e um docente.

Três turmas (51 alunos) da escola básica e de pré-escolar do Areeiro e Lombada também estão a cumprir isolamento depois de três alunos terem testado positivo, o mesmo registando-se no estabelecimento de 2.º, 3.º ciclo do Caniçal (Mahico), na qual um aluno infetado obrigou ao isolamento dos restantes 14 colegas.

Na escola de Santana estão confinadas sete turmas (97 alunos) e 12 professores, depois de um estudante ter tido um teste positivo.

Na Escola Profissional do Atlântico dois alunos testaram positivo, colocando duas turmas (41 estudantes) em isolamento profilático.

No boletim epidemiológico divulgado na quarta-feira, a Madeira reportava 129 novos casos de covid-19, passando a contabilizar 3.906 infeções desde 16 de março de 2020, tendo 31 óbitos associados à covid-19 e 1.765 casos ativos.

Entre 13 e 20 de janeiro, a Madeira registou uma média diária de 131 casos de covid-19.

Em Portugal, morreram 9.465 pessoas dos 581.605 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório