Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Portugal na lista de países com quarentena obrigatória na chegada à Suíça

A Suíça vai impor a partir de fevereiro uma quarentena obrigatória aos viajantes que regressem de Portugal, que passa a integrar a lista juntamente com mais dez países e cinco regiões de países vizinhos, foi anunciado na quarta-feira.

Portugal na lista de países com quarentena obrigatória na chegada à Suíça
Notícias ao Minuto

10:16 - 21/01/21 por Lusa

País Covid-19

Segundo a lista atualizada divulgada na quarta-feira pelo Departamento Federal de Saúde Pública, foram adicionados mais dez países, incluindo Portugal, e cinco regiões de países vizinhos.

Entre os países estão ainda Espanha, Chipre, Líbano ou Mónaco, sendo a quarentena obrigatória de dez dias.

Esta determinação foi suspensa para viajantes oriundos da Croácia, Dinamarca, Geórgia, Luxemburgo e Sérvia.

Já as regiões vizinhas de Provence-Alpes-Côte d`Azur, Emilia-Romagna e Friuli-Venezia Giulia na Itália, Turíngia no leste da Alemanha e Salzburgo na Áustria foram adicionadas à lista.

O desrespeito desta medida pode resultar numa multa até 10 mil francos suíços [cerca de 9.200 euros], sendo que um teste negativo à covid-19 não termina automaticamente a quarentena.

A decisão de adicionar um país um região à lista depende da incidência da covid-19 relativamente aos últimos 14 dias, em concreto do número de novas infeções por 100 mil habitantes.

Se a incidência de um país ultrapassar pelo menos 60 relativamente à Suíça, o país passa a pertencer à lista.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.058.226 mortos resultantes de mais de 96,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.465 pessoas dos 581.605 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório