Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Pandemia pode ser "maior tragédia" da história do país, diz especialista

O assessor do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte Óscar Felgueiras admitiu hoje que a pandemia de Covid-19 poderá ser "a maior tragédia" da história de Portugal e defendeu que é preciso "fechar tudo" para a combater.

Pandemia pode ser "maior tragédia" da história do país, diz especialista
Notícias ao Minuto

20:06 - 20/01/21 por Lusa

País Coronavírus

Óscar Felgueiras, que é também professor do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, defendeu que o "fechar tudo" deve também englobar as escolas.

"O que temos à nossa frente é, provavelmente, a maior tragédia dos últimos séculos, se é que possível encontrar na história do país algo semelhante ao que está e vai acontecer em termos da dimensão do número de óbitos", referiu, falando numa videoconferência promovida pela Universidade do Minho.

Para aquele especialista, o que vai acontecer nas próximas semanas será um "continuado" aumento de casos, de internamentos e de óbitos.

"Serão as semanas mais difíceis de sempre", alertou.

Para "controlar os danos", defendeu que Portugal deve seguir o exemplo da Irlanda, fechando tudo.

Tentar controlar os danos é o que podemos fazer, não os resta outra hipótese

"E é isso que vai ter de acontecer, não resta grande alternativa, estamos a enfrentar algo que não tivemos de enfrentar antes. Creio que é inevitável [fechar tudo], perante o que temos pela frente. Tudo o que for feito será pouco, é uma situação que não tem sequer comparação com a primeira ou a segunda vaga", acrescentou.

Concretamente em relação às escolas, Óscar Felgueiras lembrou que já na semana passada defendeu o encerramento "pelo menos" a partir dos 12 anos.

"Neste momento, já não sei se é suficiente", frisou.

Na videoconferência, participou também o delegado de Saúde de Braga, Mário Freitas, que criticou a "onda de otimismo absolutamente irritante" que o país viveu a partir de maio, que, como disse, ajudou a criar "um mundo imaginário" em Portugal, "onde ia correr tudo bem".

Mário Freitas disse que o que está acontecer este mês "era previsível", pelo que lhe custa a entender "esta reatividade tão lenta", com "tanta demora na tomada de decisões"

"Neste momento, face ao número de mortos por covid-19, é como se todos os dias estivesse a cair um 'airbus' cheio de gente em Portugal. Se isso acontecesse, não fazíamos nada? Estamos a fazer o que consideramos adequado para cada momento mas a realidade ultrapassa-nos", referiu.

Criticou igualmente a manutenção das escolas abertas, sublinhando que a discussão "maiores de 12 ou menores de 12 nem sequer deve ser colocada".

A este propósito, questionou por que é que a opinião "de um ou dois especialistas vale mais do que a de todos os outros.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.058.226 mortos resultantes de mais de 96,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.465 pessoas dos 581.605 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: 20 mil casos da variante por cá; Madeira com escolas abertas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório