Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Governo vai reunir-se com epidemiologistas esta quarta-feira

Primeiro-ministro anunciou encontro a partir de Bruxelas onde está a explicar ao Parlamento Europeu as prioridades da presidência portuguesa.

Governo vai reunir-se com epidemiologistas esta quarta-feira
Notícias ao Minuto

16:23 - 20/01/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Covid-19

O Governo vai reunir-se ainda esta quarta-feira, ao final da tarde, com epidemiologistas, avança a TSF.

De acordo com a TVI24, foi o próprio António Costa que fez este anúncio aos jornalistas em Bruxelas, onde se encontra no âmbito da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.

Serão as ministras da Saúde, Marta Temido, e da Presidência, Maria Vieira da Silva, a reunir-se ainda hoje, pelas 18h, com epidemiologistas, para avaliar a evolução da pandemia em Portugal, numa altura em que aumenta a pressão para o encerramento das aulas presenciais do terceiro ciclo e do Secundário.

O Chefe do Governo revelou também que vai regressar ainda hoje a Lisboa e que, quando chegar, vai reunir-se com as ministras para se inteirar das informações dadas pelos epidemiologistas.

Na terça-feira, durante o debate sobre política geral na Assembleia da República, António Costa admitiu a possibilidade de se proceder a um encerramento de escolas caso fique demonstrado que a variante inglesa do novo coronavírus, que é mais contagiosa, se está a tornar dominante nos estabelecimentos de ensino.

"Neste momento, estamos a bater-nos para manter as escolas abertas, já que sabemos o enorme custo social que representa fechá-las. Na quarta-feira [hoje], vamos iniciar uma campanha de testes rápidos em todas as escolas, tendo em vista reforçar a segurança", disse em resposta ao presidente do Grupo Parlamentar do PSD, Adão Silva.

Logo a seguir, no entanto, o líder do executivo advertiu que, "se esta semana se souber, por exemplo, que a estirpe inglesa se tornou dominante no país, então, muito provavelmente, terão mesmo de fechar as escolas".

Em relação a uma eventual suspensão das aulas presenciais, o Presidente da República indicou na terça-feira que no dia 26 deste mês haverá nova reunião com epidemiologistas no Infarmed, em Lisboa, e que nessa mesma tarde receberá no Palácio de Belém os partidos com representação parlamentar.

No entanto, face ao rápido crescimento diário do número de infetados, do número de internamentos e de óbitos em Portugal, dentro da direção do PS, assim como no Governo, admite-se já que esse calendário de decisão em relação às escolas possa ser antecipado.

De acordo com dados da Direção Geral da Saúde (DGS), Portugal registou hoje 2019 mortes relacionadas com a covid-19 e 14.647 novos casos de infeção, os valores mais elevados desde o início da epidemia.

O número de internamentos está á subir desde 01 de janeiro, dia em que estavam internadas 2806 pessoas.

Em Portugal, morreram 9.465 pessoas dos 581.605 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da DGS.

Leia Também: AO MINUTO: Pior dia da pandemia em Portugal; Escolas perto de fecharem?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório