Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Máscaras fazem parte do nosso quotidiano. Mas sabe mesmo usá-las?

"Para que a máscara tenha o seu efeito deve utilizá-la sempre de forma correta", alerta a Direção-Geral da Saúde nas redes sociais.

Máscaras fazem parte do nosso quotidiano. Mas sabe mesmo usá-las?
Notícias ao Minuto

10:20 - 20/01/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

A utilização das máscaras é, a par da lavagem frequente das mãos e da etiqueta respiratória, um dos pilares no combate à propagação do novo coronavírus. Contudo, este equipamento de proteção individual só protege da transmissão se for usado corretamente e, como tal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) tem publicado nas redes sociais algumas recomendações sobre esta questão.

"Para que a máscara tenha o seu efeito deve utilizá-la sempre de forma correta", alerta a Autoridade para a Saúde, acrescentando que "o uso adequado da máscara é uma medida chave para a sua eficácia e segurança".

A DGS frisa também que deve certificar-se de que a "máscara cobre completamente o seu rosto, desde a ponta do nariz até ao queixo". Só assim estará completamente em segurança.

Deve ainda usar "máscaras cirúrgicas ou, em alternativa, uma máscara comunitária certificada". Se as que usar forem reutilizáveis, não se esqueça de "consultar as indicações do fabricante para saber como as deve lavar e desinfetar", sublinha a Autoridade.

"O controlo da pandemia depende da responsabilidade de cada um de nós. Use máscara. Ajude-nos a quebrar as cadeias de transmissão.
Cuide de si, cuide de todos!"

E ainda se lembra quais os cinco erros mais frequentes na utilização da máscara?

  1. Utilizar abaixo do nariz;
  2. Cobrir apenas a ponta do nariz;
  3. Deixar o queixo exposto;
  4. Utilizar debaixo do queixo;
  5. Utilizar com espaços laterais.

De recordar que Portugal registou, de acordo com o boletim epidemiológico revelado esta terça-feira, mais 10.455 infetados (um aumento de 1,88%) com o novo coronavírus e 218 mortes relacionadas com a Covid-19 - um novo máximo, ultrapassando pela primeira vez as 200 mortes diárias.

Leia Também: Covid-19. Portugal regista mais 218 mortes (novo máximo) e 10.455 casos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório