Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Contrabando. Apreendidos 420 mil cigarros no valor de 90 mil euros

A introdução no consumo dos produtos apreendidos teria causado um prejuízo ao Estado superior a 71 mil euros, estima a GNR.

Contrabando. Apreendidos 420 mil cigarros no valor de 90 mil euros
Notícias ao Minuto

08:45 - 20/01/21 por Notícias ao Minuto

País Cigarros

A Unidade de Acção Fiscal (UAF), através do Destacamento de Acção Fiscal (DAF) do Porto, apreendeu esta terça-feira 420 mil cigarros de contrabando na localidade da Maia.

A apreensão ocorreu no âmbito de uma ação de prevenção e combate à evasão e fraude tributária, na Autoestrada A3, junto à localidade da Maia, informa a GNR em comunicado.

Os militares abordaram uma viatura suspeita, verificando depois que transportava 42 caixas de cigarros no seu interior.

Após diligências policiais, a GNR apurou que as caixas não ostentavam a estampilha fiscal exigida para a sua comercialização em território nacional.

De acordo com a autoridade, o valor dos cigarros apreendidos ascende a mais de 90 mil euros. A introdução no consumo dos produtos apreendidos teria causado um prejuízo ao Estado, em sede do Imposto Especial sobre o Consumo do Tabaco (IT) e do Imposto de Valor Acrescentado (IVA), superior a 71 mil euros, calcula a GNR.

No decorrer desta ação, adianta ainda a autoridade responsável, foi detido um homem de 50 anos, e os factos foram remetidos para o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) da Maia, para aplicação das medidas de coação.

Leia Também: GNR apreendeu 70 mil cigarros sem estampilha fiscal em Amarante

Recomendados para si

;
Campo obrigatório