Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Covid-19. Gondomar fecha passadiços para evitar concentração de pessoas

A câmara de Gondomar encerrou os passadiços de Gramido e de Rio Tinto para evitar concentração de pessoas numa altura em que Portugal regista máximos de casos de infeção de mortes associadas à covid-19, informou fonte da autarquia.

Covid-19. Gondomar fecha passadiços para evitar concentração de pessoas
Notícias ao Minuto

17:49 - 19/01/21 por Lusa

País Covid-19

Em mensagem enviada à agência Lusa, fonte da câmara de Gondomar, no distrito do Porto, indica que o encerramento dos passadiços de Gramido e Rio Tinto "têm efeitos imediatos".

"Foi dada liberdade às Juntas de Freguesia para encerrarem todos os outros espaços verdes que assim o entendam, nomeadamente parques e outras zonas ribeirinhas", acrescentou.

Já numa publicação na página oficial da Internet, a câmara de Gondomar refere que se "mantêm encerrados também os restantes equipamentos desportivos, de ginástica e os parques infantis".

Na segunda-feira, o Governo pediu aos municípios para que limitem o acesso dos cidadãos a espaços públicos onde pode existir grande concentração de pessoas, como frentes marítimas e equipamentos desportivos.

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, António Costa, após um Conselho de Ministros extraordinário, que decorreu por videoconferência, destacando ser este o momento mais grave da pandemia de covid-19.

Em conferência de imprensa, António Costa pediu aos autarcas que, tal como fizeram em março e em abril do ano passado, "limitem o acesso a locais de grande concentração de pessoas, como o acesso a frentes marítimas".

Pediu ainda que seja sinalizada a proibição de utilização de bancos de jardins, parques infantis ou equipamentos desportivos, "mesmo de desportos individuais como ténis ou padel".

Segundo o governante, é também proibida a permanência em espaços públicos como jardins, "que podem ser frequentados, mas não como locais de permanência".

Este anúncio surge na segunda semana consecutiva em que Portugal regista máximos de casos de infeção pelo novo coronavírus e de mortes associadas à covid-19.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.041.289 mortos resultantes de mais de 95,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.246 pessoas dos 566.958 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Também de acordo com a DGS, Portugal contabilizou hoje 218 mortes, um novo máximo de óbitos em 24 horas, e 10.455 novos casos de infeção pelo novo coronavírus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório