Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

Reciclagem. Fique com (muitas) ideias e siga estas resoluções de Ano Novo

'Ano Novo, Vida Nova', mas não se esqueça destas dicas da Sociedade Ponto Verde.

Reciclagem. Fique com (muitas) ideias e siga estas resoluções de Ano Novo
Notícias ao Minuto

13:33 - 19/01/21 por Notícias ao Minuto

País Reciclagem

Costuma dizer-se 'Ano Novo, Vida Nova', mas há hábitos que devemos levar connosco de uns anos para os outros. Exemplo disso é a reciclagem. "Para um 2021 mais sustentável", a Sociedade Ponto Verde está, desde dia 5 deste mês, a publicar nas redes sociais algumas resoluções de ano novo que todos devemos cumprir e (continuar) a seguir.

A primeira passa por "levar o saco de compras reutilizável sempre comigo". "2021 é o ano em que aplicamos tudo o que aprendemos em 2020: concorda? Então, antes de ir ao supermercado, não se esqueça de guardar o seu saquinho reutilizável na mala ou no bolso", é referido no post.

Pronto para a segunda resolução? "Reciclar as embalagens de cosméticos que usei em 2020". "Os armários da casa de banho não estarão a precisar de uma limpeza?", questiona a Sociedade Ponto Verde. Então, "junte todas os itens vazios e coloque os que forem maioritariamente constituídos por plástico no ecoponto amarelo" ou "caso tenha por aí embalagens de vidro, o verde recebe-as de braços abertos".

Resolução número três: "Comprar mais produtos reciclados e/ou recicláveis". A postos para este desafio? "Melhor do que comprar produtos feitos de materiais reciclados é comprar produtos que também sejam recicláveis. Só assim pomos a economia a circular!", é explicado.

O ponto número quatro até pode parecer fácil, mas... Trata-se de "reaproveitar água". Aqui ficam umas dicas da Sociedade Ponto Verde: "Tem um aquário? Pode usar a água 'suja', que vai mudar, para regar as plantas"; "Vai cozinhar um prato de massa? Calcule bem a quantidade de água de que precisa, para não sobrar"; "Precisa de descongelar alimentos? Coloque-os dentro de uma bacia para aproveitar a água."

E lembre-se que "há várias formas de aproveitar cada gota".

Passamos para a resolução cinco que nos relembra de "espalmar as embalagens e voltar a colocar a tampa". "Dá assim tanto trabalho? Até pode ser uma boa forma de aliviar o stress…", é sugerido na publicação colocada, à semelhança das anteriores, no Facebook.

Esta segunda-feira, foi partilhada a sexta (e última, até ao momento) ideia de reciclagem. E é dedicada aos mais novos: "Convencer os meus pais a reciclar sempre".

"Mais vale tarde que nunca! Há por aí histórias de sucesso para inspirar quem tem esta missão em mãos?"

Leia Também: Portugal com 33,9% de reciclagem de embalagens plásticas em 2018

Recomendados para si

;
Campo obrigatório