Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Autoridades de Saúde testaram 247 alunos de 10 turmas em Silves

As autoridades de saúde testaram, no sábado, 10 turmas de um agrupamento de escolas de Silves e aguardam os resultados de 247 testes de diagnóstico à covid-19, entre hoje e terça-feira, disse à agência Lusa fonte da autarquia.

Autoridades de Saúde testaram 247 alunos de 10 turmas em Silves
Notícias ao Minuto

12:45 - 18/01/21 por Lusa

País Covid-19

A necessidade de testagem foi determinada pela autoridade de saúde depois de um professor ter recebido um resultado positivo à covid-19, justificou hoje a fonte do gabinete de comunicação da Câmara de Silves, no distrito de Faro, sem especificar a que escolas pertenciam os alunos testados.

"Não se tratou de um surto, propriamente dito, foi um professor que deu positivo. A partir do momento que detetou [sintomas] alertou a escola e foi para casa, mas quando se soube que o resultado do teste era positivo, tomámos a iniciativa de, em articulação com o agrupamento de escolas, a proteção civil, a autarquia e a delegada regional de saúde, tomar uma atitude proativa e avançar com estes testes", explicou a mesma fonte à Lusa.

A testagem "foi feita no sábado" e "os resultados serão conhecidos entre hoje e amanhã [terça-feira]", estimou a mesma fonte, quantificando em 247 o número de testes de diagnóstico à covid-19 realizados.

A fonte do município de Silves esclareceu que o professor tinha "algum contacto" com as turmas testadas e adiantou que, "como tinha sido detetado um caso [positovo] de uma criança" numa creche em Armação de Pera, "também se aproveitou para fazer testes" a essa turma.

O Agrupamento de Escolas de Silves Sul revelou na sua página de uma rede social que, "no seguimento da situação já reportada de um docente" que testou "positivo para covid-19", foram realizados testes a "todos os alunos das turmas 6.°A, 6.°B, 6.°D, 8.°A, 8.°C, 8.°E, 9.°A, 9.°B e 9.°C da Escola EB 2,3 de Armação de Pera".

Os alunos testados estiveram "em contacto com o docente na sexta-feira, dia 08 de janeiro, e na segunda-feira, dia 11 de janeiro", ou "estiveram nestas turmas nos dias 12 e 13 de janeiro", mas sem estar em contacto com o professor, indicou o agrupamento.

A testagem foi realizada no sábado, com horários diferenciados para cada ano, num "formato 'drive-thru'" no pavilhão gimnodesportivo da escola básica 2, 3 Dr. António da Costa Contreiras, ainda segundo o agrupamento.

A Agência Lusa pediu mais informações sobre o caso à Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, mas fonte do organismo adiantou apenas que foram cumpridos os planos de contingência e entre hoje e terça-feira serão conhecidos os resultados dos testes.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.022.740 mortos resultantes de mais de 94,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 8.861 pessoas dos 549.801 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório