Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Também com fila de ambulâncias, Santa Maria à beira da "rutura"

Na zona de espera de assistência a doentes com Covid-19 chegam a ficar "seis a sete ambulâncias durante horas", revelou profissional de Saúde.

Também com fila de ambulâncias, Santa Maria à beira da "rutura"
Notícias ao Minuto

10:55 - 16/01/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Depois de na sexta-feira à noite terem sido publicados vídeos nas redes sociais que demonstravam uma dezena de ambulâncias em fila de espera nas urgências do Hospital de Torres Vedras, situação semelhante ter-se-á verificado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Uma profissional de Saúde do Santa Maria explicou, em declarações à TVI este sábado, que os serviços entraram em rutura a meio de dezembro e que a situação tem-se agravado. Numa imagem partilhada nas redes sociais é possível ver várias ambulâncias a aguardar para deixar pacientes infetados nas urgências.

"Os serviços estão todos cheios e não há vagas nos internamentos. Os doentes continuam a chegar, porque este é um hospital de fim de linha, mas nós não temos capacidade", referiu a mulher ao canal de Queluz de Baixo, acrescentando que na zona de espera dedicada à assistência de doentes Covid-19, chegam a ficar "seis a sete ambulâncias durante horas, porque não temos capacidade para ter doentes lá dentro, nem de os escoar para internamento".

"São feitos muitos esforços para tentar dar resposta, porque não há recursos para isto. Tudo o que tem sido feito parte do nosso esforço para dar resposta. Em termos de hospital, não temos por onde nos mexer, escapar. É muito difícil", conta.

A profissional refuta, no entanto, que tenha morrido alguém, ao contrário do que ocorreu em Torres Vedras, onde um idoso de 87 anos morreu à porta do Hospital, na passada terça-feira, depois de esperar mais de uma hora dentro de uma ambulância para ser atendido.

Já esta sexta-feira, o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) - a que pertence o Santa Maria -, anunciou que vai "alargar de imediato" o seu plano de contingência Covid-19 devido "à grande pressão" na urgência dedicada a doentes respiratórios e nos internamentos. Sendo reforçada a capacidade de resposta da urgência Covid com uma segunda estrutura junto à Urgência Central do Hospital Santa Maria, com capacidade para cerca de 10 doentes.

Leia Também: Covid-19: Fila de uma dezena de ambulâncias no Hospital de Torres Vedras

Recomendados para si

;
Campo obrigatório