Meteorologia

  • 25 FEVEREIRO 2021
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 16º

Edição

Covid. Segundas doses de vacinas começam a ser administradas no domingo

Apesar de a BioNTech/Pfizer ter indicado hoje que vai haver uma alteração nas quantidades de entrega de vacinas contra a COVID-19, a vacinação em Portugal vai continuar e no domingo começam a ser administradas as segundas doses.

Covid. Segundas doses de vacinas começam a ser administradas no domingo

As segundas doses das vacinas contra a Covid-19 vão começar a ser administradas já este domingo aos quase "30 mil profissionais de saúde de contextos prioritários de hospitais e cuidados de saúde primários", garante o Ministério da Saúde, esta sexta-feira.

O gabinete de Marta Temido confirma, em nota enviada às redações, que a União Europeia recebeu hoje a indicação de que a BioNTech/Pfizer "irá proceder a uma alteração às quantidades de entrega de vacinas contra a COVID-19, afetando parcialmente a entrega da semana de 18 de janeiro".

Perante o cenário, Portugal e a Presidência Portuguesa entraram em contacto com a Comissão Europeia e com a própria BioNTech/Pfizer e decorreu, esta tarde, uma "reunião a nível europeu em que participaram a Comissão e representantes de todos os Estados-membros".

Nesta reunião, foi apresentado o planeamento da recuperação dos fornecimentos e confirmadas as quantidades das próximas entregas.

Com efeito, assegura o Ministério da Saúde que, apesar deste atraso, "o programa de vacinação vai continuar".

Garantiu hoje Ursula Von der Leyen, durante a visita a Portugal, que as doses das vacinas anti-covid da Pfizer que deveriam ser entregues à União Europeia no primeiro trimestre vão ser entregues até ao final de março, apesar dos atrasos anunciados.

"Hoje, recebi a notícia, como muitos de vocês, que a Pfizer anunciou atrasos. Telefonei imediatamente ao diretor-geral da Pfizer e ele explicou que há um atraso de produção nas próximas semanas, mas assegurou-me que todas as doses garantidas para o primeiro trimestre serão entregues no primeiro trimestre", declarou.

Leia Também: UE receberá doses contratualizadas com a Pfizer até ao "final de março"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório