Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Porto com mais carros do que em março e PSP sem registo de multas

No primeiro dia do novo confinamento, houve mais carros a circular no Porto do que em março, mas a PSP não multou ninguém, mantendo a aposta em sensibilizar os condutores, disse hoje à Lusa a comissária Cátia Moura.

Porto com mais carros do que em março e PSP sem registo de multas
Notícias ao Minuto

17:36 - 15/01/21 por Lusa

País Covid-19

Pelas 16:00, na Rotunda do Bessa, entrada no Porto para quem vem de Matosinhos, o trânsito era intenso e os 10 agentes da divisão de trânsito da PSP destacados para a fiscalização não tiveram mãos a medir porque, observou a comissária, as escolas continuam abertas.

"Verificámos que ainda existe uma resistência quanto à circulação rodoviária decorrente, sobretudo, da grande alteração do primeiro confinamento [de março] para o segundo, que é o facto de os estabelecimentos de ensino continuarem abertos", afirmou Cátia Moura.

Com o novo confinamento ativo desde as 00:00 de hoje, para tentar baixar os números da covid-19 em Portugal, a PSP tem marcado presença desde manhã em várias entradas da cidade para fiscalizar o cumprimento das medidas anunciadas pelo Governo.

"A PSP, numa primeira abordagem vai continuar a utilizar a sensibilização aos condutores, mas não hesitaremos em tomar uma atitude se for caso disso", indicou a comissária, revelando que até ao momento em que falou com a Lusa, cerca das 16:00, "não foi aplicada qualquer multa" por infração da lei do confinamento.

De acordo com a responsável, "as pessoas mostram-se devidamente preparadas, estão munidas da declaração da entidade patronal".

Não se mostrando surpreendida pelo volume de trânsito registado hoje no Porto, Cátia Moura insistiu na circunstância de "as escolas continuarem abertas" e de "os pais entregarem os filhos na escola", apontando esse facto como "uma grande percentagem" da "resistência encontrada no período da manhã".

"A fiscalização continua hoje e em todos os dias enquanto vigorarem as medidas excecionais que obrigam ao dever geral de confinamento domiciliário", vincou.

Os dez agentes presentes na rotunda do Bessa estiveram também atentos a eventuais "infrações do código da estrada" assinalou a comissária, sendo visível a preocupação em verificar o aspeto exterior da viatura e dos dados da carta de condução no momento da abordagem.

Rotunda do Freixo, de manhã, Estrada da Circunvalação (no cruzamento com a Estrada Nacional 14), Avenida dos Aliados e a Rotunda da Anémona, em Matosinhos, são outros dos locais onde a PSP esteve e vai estar hoje em ações de fiscalização.

As novas medidas tomadas pelo Conselho de Ministros para controlar a pandemia de covid-19, entre as quais o dever de recolhimento domiciliário, entraram em vigor às 00:00 de hoje, tendo como grande exceção ao primeiro confinamento o facto de as escolas permanecerem abertas em todos os graus de ensino.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.994.833 mortos resultantes de mais de 93 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 8.543 pessoas dos 528.469 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório