Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Morreu o presidente da Junta de Freguesia das Angústias, nos Açores

O presidente da Junta de Freguesia das Angústias, na Horta, o social-democrata José Fernando Bagaço, morreu hoje, aos 50 anos de idade, vítima de doença prolongada, informou o PSD dos Açores.

Morreu o presidente da Junta de Freguesia das Angústias, nos Açores
Notícias ao Minuto

13:28 - 15/01/21 por Lusa

País Doença prolongada

Funcionário da EDA (Empresa de Eletricidade dos Açores), José Fernando Bagaço foi eleito presidente da Junta de Freguesia das Angústias, onde residia, em outubro de 2017, destronando, na altura, o PS, que geria os destinos da autarquia há vários mandatos consecutivos.

O PSD/Açores manifestou, em comunicado, o seu "profundo pesar" pelo falecimento do "companheiro José Bagaço", endereçando à família "as mais sentidas condolências" pela sua morte prematura.

O autarca social-democrata, que se estreou neste mandato na vida política ativa, era conhecido na ilha do Faial pela sua humildade e trato simples, e pela capacidade de ajuda e colaboração com os munícipes, como durante a recuperação dos estragos provocados pelo furacão Lorenzo, em outubro de 2019.

Na altura, a forte ondulação provocada pelo furacão inundou várias moradias na zona de Porto Pim, danificando casas, arruamentos e espaços públicos, originando uma onda de solidariedade e de apoio na limpeza dos espaços, tarefas onde se destacou o papel de José Bagaço.

A freguesia das Angústias, que deve o seu nome à padroeira Nossa Senhora das Angústias, é uma das três freguesias que constituem a cidade da Horta e uma das mais populosas da ilha, estando nela instaladas algumas infraestruturas fundamentais da ilha, como porto da Horta, a marina, o Castelo de Santa Cruz e a sede da Assembleia Legislativa dos Açores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório