Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Porto. Projeto de reinserção municipal arrancou com apoio a 30 sem-abrigo

O projeto municipal do Porto de apoio à reinserção socioprofissional para sem-abrigo vai apoiar um total de 60 pessoas, sendo que a 30 foi já disponibilizado alojamento, foi hoje divulgado.

Porto. Projeto de reinserção municipal arrancou com apoio a 30 sem-abrigo
Notícias ao Minuto

20:00 - 14/01/21 por Lusa

País Sem-abrigo

"O programa, que vai abranger um total de 60 pessoas, acompanha neste momento o primeiro grupo de 30 pessoas, a quem foi disponibilizado alojamento, de modo a incentivar a sua autonomia no processo de transição plena para a vida ativa", assinala o município numa nota na sua página oficial.

Assumindo o papel de investidor social, a autarquia vai financiar o projeto "Porto Sentido - Habitação, Capacitação, Reinserção", com 200 mil euros, com vista à reintegração social e profissional de pessoas em situação de sem-abrigo.

O contrato celebrado entre o município e a SAOM - Serviços de Assistência Organizações de Maria, no âmbito deste projeto, tem como mote "Dar a cana e ensinar a pescar", consistindo, num primeiro momento, na disponibilização de alojamento de longa duração aos beneficiários.

A decorrer desde meados de 2020, o projeto além de garantir o alojamento em residências disponibilizadas pela autarquia, pela Santa Casa da Misericórdia do Porto e em apartamentos especificamente arrendados para este fim, encarrega-se de acompanhar cada um dos 30 participantes integrados nesta primeira fase do programa.

Esse acompanhamento, assegurado por uma equipa de sete técnicos facilitadores, pressupõe a inscrição em ações de formação e capacitação, acompanhamento psicossocial, e a realização de um plano individual de saúde, monitorizado por uma psicóloga e um enfermeiro da Escola Superior Saúde Santa Maria.

Os beneficiários foram selecionados de acordo com o seu grau de motivação e de predisposição para uma mudança de vida, considerando que o objetivo do programa é conseguir que abandonem definitivamente a condição de sem-abrigo ou sem-teto, e no processo, adquiram ferramentas que permitam a sua autonomização profissional e financeira.

O Porto Sentido estabeleceu um cronograma de ano e meio para o acompanhamento de cada grupo, tempo considerado suficiente para alcançar aqueles objetivos, ao ritmo de cada utente.

Após a conclusão da primeira fase do projeto, dar-se-á início à segunda fase, com a inclusão de mais 30 pessoas no programa, num total de 60 até ao final de 2022.

De acordo com a autarquia, neste momento, já há beneficiários que estão no mercado do trabalho.

Para os que ainda não conseguiram, o projeto garante uma Bolsa de Formação, à qual as empresas podem recorrer, decidindo contratar, a título experimental, utentes que se enquadrem nos postos de trabalho com vagas em aberto, com a garantia de que a equipa especializada alocada ao projeto prestará o devido acompanhamento dos utentes.

O "Porto Sentido - Habitação, Capacitação, Reinserção" resulta de uma candidatura em consórcio ao instrumento "Parcerias para o Impacto", cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), do Portugal 2020, através do Fundo Social Europeu.

Para além do município do Porto, fazem parte do consórcio o Município do Porto, a S.A.O.M., a Santa Casa da Misericórdia do Porto e a Província Portuguesa das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora.

Na referida candidatura, a Câmara do Porto assumiu o compromisso de ser investidor social, cofinanciando o projeto em 30% do seu valor global", cerca de 200 mil euros num total de financiamento de 700 mil euros.

O programa integra ainda a Estratégia Municipal para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo 2020-2023.

Em novembro de 2019, estavam sinalizados 560 sem-abrigo, 140 a viver na rua e 420 em alojamentos temporários, sendo que a maioria são homens entre os 45 e 64 anos e estavam nestas situações há mais de um ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório