Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Reuniões de autarquias podem ser por videoconferência até 30 de junho

As autarquias vão poder continuar a realizar reuniões online até 30 de junho, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia da covid-19, segundo um diploma publicado hoje em Diário da República.

Reuniões de autarquias podem ser por videoconferência até 30 de junho
Notícias ao Minuto

17:44 - 13/01/21 por Lusa

País Coronavírus

O diploma alarga o prazo para a realização das reuniões dos órgãos das autarquias locais e das entidades intermunicipais por meios de comunicação à distância, consistindo na oitava alteração à lei de 19 de março de 2020, que aprova medidas excecionais e temporárias de resposta à covid-19.

Assim, até dia 30 de junho deste ano, "as reuniões dos órgãos deliberativos e executivos das autarquias locais, das entidades intermunicipais e das respetivas conferências de representantes, comissões e grupos de trabalho podem ser realizadas por videoconferência ou outros meios de comunicação digital ou à distância adequados".

Estas reuniões poderão ser, igualmente, realizadas através de "modalidades mistas que combinem o formato presencial com meios de comunicação à distância".

Caso as freguesias não disponham de meios tecnológicos para assegurar o cumprimento destas medidas "devem encontrar formas alternativas de assegurar a publicidade das reuniões, nomeadamente através da afixação, por edital, da ata ou da ata em minuta da reunião, no prazo máximo de cinco dias úteis".

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.963.557 mortos resultantes de mais de 91,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo o mais recente balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 8.236 pessoas dos 507.108 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório