Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Número de infetados deverá começar a diminuir no país na próxima semana

Especialistas apontam que o pico desta vaga da Covid-19 seja no dia 21 de janeiro.

Número de infetados deverá começar a diminuir no país na próxima semana
Notícias ao Minuto

13:50 - 13/01/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

De acordo com os especialistas em ciência de dados da NOVA Information Management School (NOVA IMS), o pico desta vaga pandémica deve ser atingido em Portugal, já na próxima semana, precisamente no dia 21 de janeiro, sendo que a partir desta data prevê-se o "início da diminuição" de casos de Covid-19.

"Portugal poderá estar a viver um aumento temporário do nível de novos casos de Covid-19, (...) mas que não corresponde a uma situação de crescimento explosivo", garante a instituição, num comunicado divulgado esta quarta-feira.

De acordo com os peritos, o pico desta onda contará com "valores abaixo dos 10.000 casos".

"[Após 21 de janeiro] a incidência deverá retomar o curso de descida observado antes do Natal. No final de janeiro a incidência deverá ser inferior a 9.000 casos diários", precisou Pedro Simões Coelho, professor catedrático da NOVA IMS e coordenador do modelo 'Covid-19 Insights'.

Contudo, os internamentos deverão "continuar a subir" até ao final de janeiro, esperando-se, por essa altura, "um total de 6.400 internados, dos quais cerca de 900 internados em cuidados intensivos".

Ainda segundo as previsões da NOVA IMS, há também a possibilidade de ocorrem "2.600 mortes adicionais até ao final do mês, altura em que o total de vítimas mortais, desde o início da pandemia, deverá ultrapassar as 10.000".

O dashboard 'Covid-19 Insights' é uma plataforma que disponibiliza e analisa informação referente à pandemia e aos seus impactos, com recurso a métodos analíticos avançados, que resulta da parceria entre a COTEC Portugal e a NOVA IMS.

Leia Também: AO MINUTO: Emergência tem "fim muito urgente"; Medidas conhecidas hoje

Recomendados para si

;
Campo obrigatório