Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Unidade de Saúde da Guarda começa vacinação em lares na terça-feira

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda começa na terça-feira a ministrar a vacina contra a covid-19 nos utentes dos lares de idosos da sua área de abrangência, anunciou hoje o presidente do conselho de administração.

Unidade de Saúde da Guarda começa vacinação em lares na terça-feira
Notícias ao Minuto

18:25 - 11/01/21 por Lusa

País Covid-19

Segundo João Barranca, após a ULS ter vacinado todos os profissionais que eram prioritários, avança, na terça-feira, para a vacinação de idosos que estão institucionalizados em lares.

O responsável adiantou hoje que vão ser vacinados utentes de Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) que não têm surtos ativos neste momento, sendo que os idosos das unidades que tiverem surtos ativos vão ser vacinados "numa segunda altura".

A ULS prevê vacinar cerca de 6.500 idosos em todos os concelhos abrangidos pela ULS da Guarda, indicando o seu responsável que a administração das vacinas vai começar pelos municípios de Guarda e Pinhel.

A ULS da Guarda (que abrange 13 concelhos do distrito da Guarda, exceto o de Aguiar da Beira, que pertence ao Agrupamento de Centros de Saúde do Dão - Lafões) gere os hospitais da Guarda (Sousa Martins) e de Seia (Nossa Senhora da Assunção), e também 12 centros de saúde e duas unidades de saúde familiar (A Ribeirinha, na cidade da Guarda e a "Mimar Mêda", na cidade de Mêda), abrangendo cerca de 142 mil habitantes.

João Barranca disse ainda, numa altura em que todos os hospitais do país estão sujeitos "a uma grande pressão" devido à pandemia que, no hospital da Guarda, a administração da ULS está a trabalhar diariamente "para tentar aliviar e criar condições para aliviar essa pressão".

"Nós [no hospital da Guarda] tivemos um pico, como foi divulgado, na semana passada, mas neste momento essa pressão já baixou. Todos os dias trabalhamos e tentamos criar condições para que essa pressão não exista", declarou.

Admitiu, no entanto, que "essa pressão tendencialmente vai aumentar", por o país estar "à beira de um confinamento".

Segundo o presidente do Conselho de Administração da ULS da Guarda as duas alas de internamento do Hospital Sousa Martins para doentes com covid-19 estão "cheias", sem especificar números, e estão 11 pessoas internadas em cuidados intensivos, onde existe "uma cama vaga".

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.934.693 mortos resultantes de mais de 90,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 7.925 pessoas dos 489.293 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado com efeitos desde as 00:00 de 08 de janeiro, até dia 15.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório