Presidência. Dez projetos sensibilizam jovens para políticas europeias
A Plataforma Portuguesa de ONGD vai financiar com 100 mil euros 10 projetos para sensibilização dos jovens sobre as políticas europeias no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia, que decorre no primeiro semestre de 2021.
© iStock
País UE/Presidência
As iniciativas inserem-se no projeto "Por uma Europa Aberta, Justa e Sustentável no Mundo", da Plataforma Portuguesa de Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD), financiado pela União Europeia.
Num montante global de 100 mil euros, esta linha "pretende apoiar o desenvolvimento de projetos de sensibilização sobre as políticas da União Europeia", bem como contribuir para "a consciencialização crítica dos jovens e do público em geral" para os temas prioritários da presidência portuguesa, segundo informação da plataforma de ONGD.
Corpo Nacional de Escutas, Aspea -- Associação Portuguesa de Educação Ambiental, Actuar -- Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento, CIDAC -- Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral, Fundação Fé e Cooperação, Associação Par - Respostas Sociais, Fundação Gonçalo Silveira, Rosto Solidário - Associação de Desenvolvimento Social e Humano, ADRA - Associação Adventista para o Desenvolvimento, Recursos e Assistência e GAF - Grupo Aprender em Festa são as organizações cujos projetos serão apoiados com cerca de 10 mil euros cada.
As propostas selecionadas incluem desde a criação e lançamento de jogos didáticos para sensibilizar os mais jovens para os temas prioritários da política externa europeia, passando pela realização de 'webinars' para a comunidade estudantil relativos à ação climática, até à criação de guias práticos relacionados com temas como o ambiente e a natureza.
As ações vencedoras focam-se na cooperação para o desenvolvimento, direitos humanos, papel da sociedade civil e Agenda 2030 e coerência das políticas para o desenvolvimento sustentável.
O projeto "Por uma Europa Aberta, Justa e Sustentável no Mundo" está a ser implementado em conjunto com as organizações da sociedade civil dos países do trio de presidências - Alemanha, Portugal e Eslovénia - e com a Confederação Europeia das ONG de Ação Humanitária e Desenvolvimento (Concord Europa).
A iniciativa arranca oficialmente na terça-feira, com um seminário que contará com a presença de Renaud Savignat, do gabinete da Comissária Europeia para as Parcerias Internacionais, Sofia Colares Alves, representante da Comissão Europeia em Portugal, e Francisco André, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação.
Portugal exerce a presidência do Conselho da União Europeia entre 01 de janeiro e 30 de junho.
Leia Também: Conferência dos Presidentes da COSAC debate prioridades na segunda-feira
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com