Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Suspeito fez-se passar por conhecido e burlou com computador em Coimbra

Homem foi abordado no parque de estacionamento de uma superfície comercial em Santa Clara.

Suspeito fez-se passar por conhecido e burlou com computador em Coimbra
Notícias ao Minuto

16:11 - 08/01/21 por Notícias Ao Minuto

País Coimbra

Um homem de 60 anos denunciou, esta quinta-feira, dia 7 de janeiro, junto do Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Coimbra, ter sido vítima de uma burla. Em causa esteve a compra de um computador portátil.

A vítima, aponta um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, referiu que, no decorrer do mês de dezembro, foi abordada "junto à sua viatura, num parque de estacionamento de uma superfície comercial, na zona de Santa Clara, por um indivíduo que o cumprimentou, apresentando-se como seu conhecido e iniciou com ele um diálogo".

Ao conquistar a confiança do burlado, o suspeito disse-lhe que "tinha consigo um computador portátil, que o tinha recebido como prémio de desempenho da firma de onde trabalha". Oferecia-o "com a condição de que apenas lhe teria que pagar o IVA respeitante ao valor do referido equipamento".

Em seguida, colocou-o no porta bagagens da viatura do denunciante, "tendo este anuído à proposta". Como o queixoso não tinha a totalidade da quantia que ambos tinham acordado, "dirigiu-se a um terminal de multibanco na companhia do suspeito e, levantou o remanescente do valor acordado entregando-o ao indivíduo". Já com o dinheiro, o suspeito ausentou-se do local. 

"O lesado disse ainda, que o homem lhe cedeu um número de contacto para alguma eventualidade, que apurou não se encontrar atribuído, tendo concluído que o equipamento é de um valor inferior à quantia acordada e que se encontra avariado", é ainda explicado no mesmo comunicado. Perante os factos o queixoso acredita ter sido vítima de uma burla.

O que fazer para evitar ser burlado?

Neste seguimento, a PSP deixou também alguns conselhos para se resguardar de situações semelhantes, uma vez que as burlas "continuam a ter um forte impacto na vida das pessoas"

  • "Nunca confiar cegamente em alguém, apenas por se apresentar de forma convincente e bem vestido;
  • Quando o interlocutor lhe é desconhecido, tente memorizar os seus traços físicos e indumentária;
  • Quando estiver na dúvida não hesite em contactar a sua Polícia".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório