Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Câmara de Évora ativou hoje plano de apoio aos sem-abrigo devido ao frio

A Câmara de Évora ativou hoje o plano de contingência relativo ao frio para apoiar os sem-abrigo do concelho, num total de cerca de 20 pessoas e não as 40 indicadas inicialmente à agência Lusa pelo município.

Câmara de Évora ativou hoje plano de apoio aos sem-abrigo devido ao frio
Notícias ao Minuto

17:43 - 07/01/21 por Lusa

País Frio

O Plano de Contingência para Pessoas Sem-Abrigo -- Tempo Frio vai estar em vigor até dia 14 e prevê, "além de outras medidas, a abertura do Monte Alentejano", uma casa no Rossio de S. Brás, onde os interessados vão poder "pernoitar e tomar as respetivas refeições", revelou hoje o município.

A medida fica implementada "em princípio, até quinta-feira", mas a sua duração pode ser antecipada ou prolongada de acordo com as previsões meteorológicas, mais precisamente "enquanto durar este tempo frio", realçou o presidente da câmara, Carlos Pinto de Sá.

A decisão de ativar este plano de contingência, atendendo às previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para os próximos dias, foi revelada à Lusa na quarta-feira, por Carlos Pinto de Sá.

Fonte da autarquia contactada pela Lusa, nesse dia, disse que estavam identificadas no concelho "40 pessoas" sem teto, nem casa, consideradas sem-abrigo.

Contudo, no comunicado divulgado hoje, a Câmara de Évora corrigiu este número e assinalou que, além da disponibilização do Monte Alentejano, diversas equipas vão sair para o terreno para distribuir roupa, comida e bebidas quentes às "cerca de duas dezenas de sem-abrigo" do concelho.

Estas equipas do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA) incluem representantes de diversas entidades, como da câmara, delegações de Évora do Instituto da Segurança Social e Cruz Vermelha Portuguesa, Administração Regional de Saúde do Alentejo, Cáritas Diocesana de Évora, Habévora, Associação Pão e Paz, entre outras.

Segundo a autarquia, as previsões do IPMA apontam "para a manutenção do tempo frio, pelo menos até ao final da semana, em especial nas regiões do interior norte e centro, onde as temperaturas mínimas podem chegar aos seis graus negativos".

O Plano de Contingência para Pessoas Sem-Abrigo - Tempo Frio de Évora é ativado pela Proteção Civil Municipal sempre que existe uma situação de risco, ou seja, quando as temperaturas mínimas são inferiores a um grau, num período de dois dias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório