Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Novas leis vão ter avaliação prévia de impacto na ação climática

O Conselho Ministros aprovou hoje um modelo para avaliar o impacto da nova legislação criada pelo Governo nos objetivos traçados para a ação climática.

Novas leis vão ter avaliação prévia de impacto na ação climática
Notícias ao Minuto

16:15 - 07/01/21 por Lusa

País Clima

O modelo estará à experiência por um ano, lê-se no comunicado hoje emitido pelo Conselho de Ministros e o objetivo é que as leis criadas pelo Governo estejam de acordo com os compromissos assumidos por Portugal em termos climáticos, como atingir a neutralidade carbónica em 2050.

Serão sujeitos a esta avaliação prévia todos projetos de decretos-leis, propostas de lei e resoluções do Conselho de Ministros que aprovem "investimentos, projetos, planos ou programas relevantes no contexto da política climática".

No Roteiro para a Neutralidade Carbónica definido pelo Governo no ano passado, Portugal deverá reduzir as emissões anuais de gases com efeito de estufa entre 85 e 90 por cento até 2050, o equivalente a cerca de 60 milhões de toneladas de dióxido de carbono.

Este modelo será aplicado pela Unidade Técnica de Avaliação em conjunto com os ministérios responsáveis pela legislação em causa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório