Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

"Temos de adiar cirurgias, porque temos pessoas a morrer com Covid-19"

Médico intensivista do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, mostra-se preocupado com o "descontrolo" da pandemia e aumento desmesurado dos casos de Covid-19 em Portugal que, esta quarta-feira, ultrapassou os 10 mil

"Temos de adiar cirurgias, porque temos pessoas a morrer com Covid-19"
Notícias ao Minuto

09:37 - 07/01/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Gustavo Carona, médico intensivista do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, disse na noite desta quarta-feira, na SIC Notícias, que os profissionais de saúde estão "extremamente preocupados" com o aumento de casos de Covid-19 e admitiu que não sabe como é que as consequências do "facilitismo do Natal e da Passagem de Ano" serão geridas.

De acordo com o especialista, os hospitais já estão a perder a capacidade de tratar doenças não-Covid.

"À medida a que a pandemia fica descontrolada nós perdemos também a capacidade de tratar as doenças não-Covid. Temos de adiar cirurgias, algumas delas inclusive oncológicas, porque temos pessoas a morrer, literalmente, pela doença Covid e temos o imperativo de tratar primeiro aqueles que estão em risco de vida. São desafios éticos muito grandes que nós já nos estamos a preparar para o impreparável há muito tempo. Nós não sabemos é como é que conseguiremos fazer mais e melhor", explicou, visivelmente preocupado com a situação que se vive atualmente.

Ao mesmo canal de televisão, o médico esclareceu que a Unidade de Cuidados Intensivos do hospital está a operar a cerca de "250%" da capacidade que tinha antes da pandemia e que, por isso, têm "os recursos físicos e humanos esticados ao máximo".

Recorde-se que Portugal somou, esta quarta-feira, mais de 10 mil novos casos de Covid-19, o maior número diário de infeções alguma vez registado no nosso país.

Leia Também: Portugal ultrapassa 10.000 novos casos de Covid-19 e soma mais 91 mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório