Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Braga quer que padres controlem escolhas musicais nos casamentos

A Arquidiocese de Braga exortou hoje os sacerdotes a redobrarem a atenção "sem laxismo complacente" para o repertório musical nas celebrações de casamentos, sublinhando que nos últimos anos se tem verificado "um enorme relaxamento nas escolhas".

Braga quer que padres controlem escolhas musicais nos casamentos
Notícias ao Minuto

17:22 - 06/01/21 por Lusa

País Braga

Em nota assinada pelo Vigário Arquiepiscopal para a Celebração da Fé e publicada na sua página, a Arquidiocese alerta ainda que, em relação à ornamentação das igrejas, se tem notado uma tendência de aumento de adereços "que apenas causam dispersão e ruído visual".

Numa altura em que voltam a ser reagendados casamentos que estavam marcados para o ano passado e que não se realizaram por causa da pandemia, a Arquidiocese de Braga pede aos sacerdotes que "renovem e reforcem a sua vigilância" no que refere a vários aspetos materiais da preparação dessas celebrações, "sem se esquecer de pôr sempre em primeiro lugar a preparação espiritual".

Em relação às escolhas musicais, a arquidiocese refere que há muitas "que não honram nem a liturgia nem a vigilância a que todos os sacerdotes são obrigados".

"Neste tímido reinício de preparação e reagendamento de matrimónios, recomendamos que os sacerdotes redobrem de atenção sem laxismo complacente", lê-se na nota.

O documento lembra que o Departamento Arquidiocesano de Música Sacra "está sempre disponível, quando solicitado", para dar o seu parecer sobre as sugestões apresentadas pelos noivos e pelos agrupamentos musicais que lhes fornecem esse serviço.

No que respeita à ornamentação, a Arquidiocese enfatiza as normas referentes à preservação do património, em particular dos altares de talha dourada, e o "dever de modéstia" que a fé impõe.

"Tem-se notado uma tendência ao aumento de adereços que apenas causam dispersão e ruído visual. Muitas vezes, são as empresas organizadoras de eventos contratadas pelos noivos que, para justificar os seus honorários, multiplicam os serviços e os atavios. Aqui também, é importante saber resistir e formar os noivos para uma 'santa simplicidade'", acrescenta a nota.

Há ainda um apelo para que se insista junto dos fotógrafos e de outros repórteres de imagem para que a sua presença e intervenção na celebração seja "o mais discreta possível".

"Não aconteça que, com a sofreguidão de captar o momento, se estrague esse mesmo momento", avisa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório