Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Évora ativa na quinta-feira plano para apoiar sem-abrigo devido ao frio

A Câmara Municipal de Évora vai ativar na quinta-feira o plano de contingência para apoiar os cerca de 40 sem-abrigo existentes no concelho, devido ao tempo frio, disponibilizando abrigo e alimentação.

Évora ativa na quinta-feira plano para apoiar sem-abrigo devido ao frio
Notícias ao Minuto

17:19 - 06/01/21 por Lusa

País Évora

O Plano de Contingência para Pessoas Sem-Abrigo - Tempo Frio de Évora é ativado, pela Proteção Civil Municipal, sempre que existe "uma situação de risco", ou seja, "quando as temperaturas mínimas são inferiores a um grau" num período "de dois dias", explicou à agência Lusa o presidente da câmara, Carlos Pinto de Sá.

A medida vai ficar implementada, "em princípio, até terça-feira", mas a sua duração pode ser antecipada ou prolongada de acordo com as previsões meteorológicas, mais precisamente "enquanto durar este tempo frio", disse o autarca.

Neste concelho alentejano, de acordo com outra fonte do município contactada pela Lusa, estão identificadas atualmente "40 pessoas que não têm teto, nem casa", pelo que são consideradas sem-abrigo.

Carlos Pinto de Sá indicou que a ativação do plano de contingência implica, "fundamentalmente, a disponibilização de um espaço", que no caso de Évora é o Monte Alentejano, no Rossio de S. Brás, aberto aos sem-abrigo, onde poderão "pernoitar e tomar refeições".

"O Monte Alentejano vai estar aberto durante o dia e à noite, com condições para receber as pessoas que queiram pernoitar. Ninguém é obrigado, naturalmente, é apenas para os que aí se quiserem dirigir", assinalou o autarca.

Com a ativação do plano de contingência por parte da câmara, é notificado "um conjunto de entidades", como a Segurança Social, a Cruz Vermelha Portuguesa e associações de apoio aos sem-abrigo", que depois se encarregam da "operacionalização do espaço de acolhimento", acrescentou.

A decisão de dar "luz verde" a esta medida surge na sequência da informação sobre tempo frio que "chegou hoje" do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O sul de Portugal continental e o arquipélago da Madeira são afetados, desde esta tarde e até sexta-feira, por vento forte, chuva e agitação marítima associados à passagem da depressão Filomena, segundo o IPMA.

No continente, todos os distritos estão sob aviso amarelo devido ao tempo frio até às 09:00 de quinta-feira. O distrito de Faro está ainda (entre as 15:00 de hoje e as 09:00 de quinta-feira) sob aviso amarelo por causa da agitação marítima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório