Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Portugal já administrou mais de 42 mil doses da vacina contra a Covid-19

A ministra Marta Temido atualizou esta quarta-feira os dados acerca da vacinação contra a Covid-19 no país, que "tão bem está a correr", no debate do Estado de Emergência no Parlamento.

Portugal já administrou mais de 42 mil doses da vacina contra a Covid-19
Notícias ao Minuto

16:30 - 06/01/21 por Melissa Lopes

País Marta Temido

Na sua intervenção no Parlamento, no dia em que os deputados votam a renovação do Estado de Emergência, desta vez por oito dias, até 15 de janeiro, a ministra da Saúde, Marta Temido, destacou a elaboração do plano de vacinação, "aquele que tão bem está a funcionar neste momento".

Até às 17h30 de terça-feira, foram administradas 42.035 vacinas contra a Covid-19 no país, informou. "É para isso que cá estamos, e vamos continuar a estar cá para isso mesmo", sublinhou.

Fazendo um balanço do período do último Estado de Emergência na Assembleia da República, Marta Temido realçou que foi realizado "o maior número de testes já alguma vez realizados no SNS" no dia 23 de dezembro - 59 mil testes.

A governante indicou que em dezembro "a rede laboratorial realizou mais de um milhão de testes", o que significa que "não baixamos esta guarda", defendeu.

"Como não baixamos a guarda na contratação de recursos humanos", acrescentou, argumentando que havia em novembro mais 425 médicos especialistas no SNS do que em novembro do ano anterior.

A vacinação contra a Covid-19 em Portugal arrancou, como nos restantes países da União Europeia, no dia 27 de dezembro. Cada Estado-membro elaborou o seu próprio plano de vacinação. O país decidiu começar por vacinar os profissionais de saúde, estando a vacinação, desde a última segunda-feira, a decorrer também nos lares de idosos.

Tal como os especialistas previram, a incidência de novos casos de infeção está a aumentar depois do período do Natal e Ano Novo. Pela primeira vez, o país ultrapassou os 10 mil novos contágios diários esta quarta-feira, um dia também marcado pelo elevado número de mortes (91). Marta Temido pediu aos hospitais da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo para suspender a atividade não urgente, uma medida com efeitos imediatos.

Leia Também: AO MINUTO: Marcelo testa negativo. Lisboa suspende atividade não urgente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório