Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Almada já apoia 25 sem-abrigo e frio não obrigou a medidas excecionais

A Câmara de Almada está a apoiar 25 sem-abrigo no Centro de Noite no Laranjeiro e não teve necessidade de adotar medidas excecionais devido ao tempo frio, revelou hoje fonte do município.

Almada já apoia 25 sem-abrigo e frio não obrigou a medidas excecionais
Notícias ao Minuto

13:39 - 06/01/21 por Lusa

País Sem-abrigo

"Estamos a apoiar 25 pessoas e, até ao momento, não houve necessidade de aumentar a resposta devido ao tempo frio dos últimos dias", disse à agência Lusa Mário Ávila, diretor de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Almada (distrito de Setúbal).

"Face à pandemia de covid-19, desde abril de 2020 que temos uma resposta noturna para as pessoas sem-abrigo, através do Centro de Noite instalado no Clube de Instrução e Recreio do Laranjeiro, além do apoio dado diariamente por várias equipas de rua", acrescentou.

Segundo Mário Ávila, o apoio dado às pessoas sem-abrigo é multidisciplinar, inclui uma "refeição quente, banho, muda de roupa, apoio psicológico e de enfermagem, o que permite despistar várias patologias suscetíveis de afetarem pessoas que se encontrem nestas situações de grande fragilidade".

"Desde abril já acompanhámos 72 pessoas sem-abrigo, muitas das quais já com respostas terapêuticas e em comunidades de acolhimento", sublinhou o diretor do Desenvolvimento Social da Câmara de Almada.

Mário Ávila referiu ainda que o município de Almada, não obstante estar a dar resposta aos casos já referenciados, tem capacidade para acolher de imediato mais seis sem-abrigo, num espaço disponibilizado para esse efeito no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Almada.

Todos os distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo devido ao tempo frio até às 09:00 de quinta-feira. O distrito de Faro está ainda (entre as 15:00 de hoje e as 09:00 de quinta-feira) sob aviso amarelo por causa da agitação marítima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório