Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Dez mortos e mais de 500 feridos na Operação de Natal e Ano Novo da GNR

No total, há registo de cerca de dois mil acidentes nas estradas portuguesas durante a quadra de festas.

Dez mortos e mais de 500 feridos na Operação de Natal e Ano Novo da GNR
Notícias ao Minuto

07:58 - 05/01/21 por Notícias ao Minuto

País GNR

Terminou a Operação de Natal e Ano Novo da GNR. No total, a força militar registou 1.949 acidentes rodoviários, dos quais resultaram 10 vítimas mortais, 43 feridos graves e 497 feridos ligeiros, confirmou ao Notícias ao Minuto fonte da GNR.

"Em comparação com o ano anterior [2019] verificámos uma diminuição da sinistralidade em termos gerais, mas registámos um aumento do número de vítimas mortais", referiu o major Paulo Gonçalves, da divisão de Trânsito da GNR, em declarações, esta manhã, à TVI.

Sobre o cumprimento das restrições que estiveram em vigor durante as festividades, o militar adiantou ainda que "não foram detetadas grandes infrações", sendo que "foram detidas apenas duas pessoas pelo crime de desobediência". "Também não verificámos muitos ajuntamentos. Podemos concluir que as pessoas cumpriram as diretrizes relativas à pandemia", acrescentou.

A operação - que teve início no passado dia 24 de dezembro e terminou à 00h00 de ontem, dia 4 de janeiro - teve como objetivo "prevenir a sinistralidade rodoviária, garantir a fluidez do tráfego e apoiar todos os utentes das vias, estando ainda atenta às imposições legais decorrentes do atual estado de emergência, como as restrições à circulação e ao recolher obrigatório."

Nesta ação, a GNR também esteve particularmente atenta "à não circulação na via mais à direita em autoestradas e itinerários principais e complementares, bem como "à incorreta ou a não utilização do cinto de segurança e/ou dos sistemas de retenção para crianças".

Leia Também: Idosa com Alzheimer encontrada pela GNR em hipotermia e debilitada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório