Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Últimos dias do ano trazem neve, vento e agitação marítima forte

IPMA prolongou aviso laranja em sete distritos de Portugal continental.

Últimos dias do ano trazem neve, vento e agitação marítima forte
Notícias ao Minuto

08:49 - 28/12/20 por Notícias ao Minuto

País Meteorologia

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou, esta segunda-feira, até às 18h de terça-feira o aviso laranja em sete distritos de Portugal continental por causa da agitação marítima.

De acordo com o IPMA, Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa são os distritos que mais vão sofrer com a passagem da tempestade ‘Bella’, que provocou cheias no Reino Unido e deixou mais de 18 mil casas sem luz em França.

“Precipitação, sob a forma de neve nas terras altas do Norte e Centro. Vento do quadrante oeste, mais intenso nas terras altas e litoral oeste. Agitação marítima forte na costa ocidente”, lê-se no resumo de previsão do instituto para esta segunda-feira.

As temperaturas vão oscilar entre os 16ºC e os 6ºC de máxima e os 10ºC e 1ºC de mínima.

Já as ondas, na costa ocidental a norte do Cabo Raso, poderão atingir os 7 metros.

Na terça-feira, Portugal Continental poderá contar com aguaceiros, sendo de neve nas terras altas do Norte e Centro, vento mais intenso nas terras altas e litoral oeste, agitação marítima forte na costa ocidental e uma pequena descida de temperatura.

A partir do final da tarde de amanhã o aviso laranja baixa para amarelo nos sete distritos, vigorando entre as 18h e as 9h de quarta-feira. Para este período o IPMA prevê ondas de noroeste com quatro a cinco metros.

Os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco, Coimbra e Braga estão sob aviso amarelo por causa da previsão de queda de neve até às 9h de terça-feira.

Na quarta-feira, mantêm-se as temperaturas baixas e alguma precipitação. O vento passa a ser de fraco ou moderado.

Nos Açores as temperaturas vão oscilar, estes dias, entre os 16ºC de máxima e os 12ºC de mínima. O céu vai estar nublado, mas sem chuva.

O mesmo acontece no arquipélago da Madeira, onde os termómetros vão subir até aos 20ºC e não vão baixar mais de 13ºC.

Recorde-se que os avisos do IPMA variam entre o vermelho (o mais grave), o laranja e o amarelo.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado.

A agência espanhola de meteorologia deu conta de que a tempestade 'Bella' pode fazer sentir os seus efeitos até quarta-feira na Península Ibérica e nas ilhas Baleares.

Leia Também: Proteção Civil alerta para precipitação, neve, vento e agitação marítima

Recomendados para si

;
Campo obrigatório