Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Dez homens de grupo criminoso detidos por vários roubos em Lisboa

As detenções foram realizadas pela PSP na passada segunda-feira. As autoridades ainda apreenderam várias armas de fogo "que seriam utilizadas com o único propósito de agredir terceiros".

Dez homens de grupo criminoso detidos por vários roubos em Lisboa
Notícias ao Minuto

10:58 - 24/12/20 por Noticias ao Minuto

País PSP

A PSP de Lisboa informou, esta quinta-feira, que deteve 10 homens, com idades compreendidas entre os 17 e os 47 anos, por serem suspeitos da prática de onze crimes de roubo, "na sua grande maioria qualificados pelo valor e pela violência empregues".

Em comunicado, a força policial detalha que as detenções ocorreram na segunda-feira e resultaram de "duas operações distintas".

Na primeira intervenção, que ocorreu por volta das 7h00, deu-se "cumprimento a nove mandados de busca domiciliária e a oito mandados de detenção fora do flagrante delito", após ter sido apurado que "um grupo criminoso composto por vários indivíduos, dos 16 aos 35 anos, todos do sexo masculino e concentrados numa urbanização perto dos Sapadores", seria responsável por "uma série de roubos".

O grupo já era conhecido dos investigadores por ter praticado crimes, como por exemplo, tráfico de estupefacientes e posse de arma de fogo, e alguns dos elementos tinham recentemente "terminado penas de prisão efetivas após condenação por crimes idênticos".

"Das buscas domiciliárias, depois de se já terem apreendido armas de fogo no seu interior, localizaram-se e apreenderam-se cinco armas que seriam utilizadas com o único propósito de agredir terceiros", pode ler-se na referida nota.

Um nono elemento deste grupo também acabou por ser detido, paralelamente a esta operação, "indiciado como o autor de um outro roubo com agressões de arma branca".

A terceira ação policial do dia, ocorreu já pelas 20h30, após ter sido denunciado um novo roubo a um estabelecimento com arma de fogo. Após "uma série de diligências", o suspeito viria a ser "identificado, localizado e detido". A roupa e a arma utilizadas pelo homem foram encontradas pela PSP "em caixotes espalhados pela freguesia da Penha de França". O produto do roubo também foi recuperado na íntegra.

Entretanto, os detidos já foram presentes ao Tribunal da Comarca de Lisboa, para primeiro interrogatório judicial, tendo sido aplicada, a cinco deles, a medida de coação de prisão preventiva; a três, apresentações diárias; a um apresentações bissemanais; e outro homem foi libertado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório