Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Natal com frio e vento? Evite acidentes com estas medidas preventivas

IPMA prevê descida da temperatura e vento entre os dias 24 e 27 de dezembro.

Natal com frio e vento? Evite acidentes com estas medidas preventivas
Notícias ao Minuto

21:12 - 23/12/20 por Notícias ao Minuto

País Natal

O Natal traz no sapatinho, este ano, tempo frio e vento. O aviso, feito pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), tem como base o alerta do IPMA para os dias 24, 25, 26 e 27 de dezembro.

Perante a intensa descida dos termómetros, vento que pode chegar aos 80 km/h e possibilidade de formação de gelo, geada, neblina e nevoeiro, a ANEPC decidiu recordar as medidas preventivas a ter em conta para evitar constrangimentos, acidentes ou contratempos.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a ANEPC começa por lembrar que, face a este quadro meteorológico, poderão ocorrer intoxicações - por inalação de gases, devido à inadequada ventilação em habitação onde se utilizem aquecimentos com lareiras e braseiras -, incêndios em habitações e formação de gelo em troços de estradas.

Na mesma nota a Proteção Civil apela que se tenha “especial atenção” aos grupos populacionais mais vulneráveis, como crianças, recém-nascidos, idosos, pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem-abrigo.

Como medidas preventivas, a ANEPC aconselha que se evite a exposição prolongada ao frio e mudanças bruscas de temperaturas, manter o corpo quente, através de várias camadas de roupa, folgada e adaptada à temperatura ambiente, a proteção das extremidades do corpo (luvas, gorro, meias quentes) e a ingestão de sopas e bebidas quentes, evitando o álcool que dá uma falsa sensação de calor.

Os trabalhadores que exerçam a sua atividade no exterior devem ter especial atenção com a proteção em termos de vestuário e evitar esforços excessivos.

A prática de atividade física no exterior deve ser feita com cuidado e atenção ao piso para evitar quedas.

A ANEPC apela ainda a que se tenha especial atenção aos aquecimentos com combustão, que se assegure uma adequada ventilação das habitações, que se evite o uso de dispositivos de aquecimento durante o sono e que se tenha em atenção a condução em locais onde se forme gelo na estrada.

Além disso, deve manter-se atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

Leia Também: Proteção Civil emite aviso à população. Natal será com vento e tempo frio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório