Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Portugal recebe até ao final do ano mais 70.200 vacinas contra a Covid-19

A ministra da Saúde atualizou, esta quarta-feira, as informações sobre o Plano de Vacinação.

Portugal recebe até ao final do ano mais 70.200 vacinas contra a Covid-19
Notícias ao Minuto

18:50 - 23/12/20 por Notícias ao Minuto

País Marta Temido

A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou, esta quarta-feira, dia 23 de dezembro, a partir do Palácio da Ajuda, que Portugal vai receber mais 70.200 doses de vacinas contra a Covid-19, até ao final do ano.

Durante a conferência de atualização do Plano de Vacinação, a governante sublinhou que "esta alteração do calendário de entrega não significa que o número total de vacinas no primeiro trimestre se vai alterar", mas permite a expansão da vacina a mais profissionais de saúde logo num primeira fase.

As primeiras 9.750 doses da vacina da Pfizer vão chegar a Portugal no dia 26 de dezembro, para começaram a ser administradas a partir do dia 27, enquanto as 70.200 doses antecipadas têm chegada prevista para 28 de dezembro.

"Esta é uma circunstância muito importante porque permite já 9.750 vacinas também às regiões autónomas da Madeira e dos Açores e continuar a expandir a vacinação dos profissionais identificados como prestadores diretos de cuidados a pessoas suspeitas ou doentes com Covid-19, de acordo com o que é a proporção que temos procurado manter num contexto de gestão de quantidade que não é ilimitada de vacinas", acrescentou Marta Temido.

A chegada antecipada de doses da vacina da Pfizer vai permitir vacinar nesta primeira fase 60% dos profissionais que já foram identificados pelos hospitais como prioritários.

Leia Também: Ministra anuncia cinco hospitais preparados para vacinar (logo) dia 27

Recomendados para si

;
Campo obrigatório