Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Covid-19: Município de Leiria admite aumento de casos no início do ano

O presidente do Município de Leiria admitiu hoje um aumento de casos de SARS-CoV-2 no início do ano, como consequência da abertura do comércio e de restaurantes durante estas semanas.

Covid-19: Município de Leiria admite aumento de casos no início do ano
Notícias ao Minuto

19:20 - 22/12/20 por Lusa

País Leiria

"Vamos ter um início de ano intenso. Não há dúvida sobre isso. É incontornável, porque estivemos desconfinados, com os restaurantes a funcionar, num período em que outros estavam confinados. Essa política de confinamento faz com que esses concelhos baixem [os casos]", afirmou Gonçalo Lopes na reunião de executivo de hoje.

Depois de ter sido confrontado pelo vereador do PSD, Fernando Costa, sobre o aumento do número de casos e a possibilidade de haver informação sobre o número de infeções por freguesia, o presidente sublinhou que a autarquia tem acompanhado todos a situação diariamente, confessando que os "dados são preocupantes".

O autarca revelou ainda que o Município de Leiria ficou a 13 casos, por 100 mil habitantes, de subir para o nível de risco muito elevado. "Manter este nível faz com que a atividade economia não fique tão confinada, mas há prejuízos para a propagação do vírus", acrescentou.

Gonçalo Lopes revelou ainda que o aumento do número de casos no concelho está relacionado com "vários surtos nos lares".

Nesse sentido, o Município vai continuar a "incentivar as medidas de proteção necessárias e reforçar a ação de acompanhamento, sobretudo nos lares".

"Temos disponibilizado testes rápidos, reforçando meios humanos, os mais difíceis de alcançar, porque os equipamentos de proteção individual não têm faltado", garantiu Gonçalo Lopes.

O presidente disse ainda que o Município de Leiria já gastou 100 mil euros na aquisição de batas para lares e tem preparada uma verba "significativa" para esta rubrica para 2021, uma vez que, estima, os primeiros seis meses do ano ainda serão "intensos".

Gonçalo Lopes afirmou que a preocupação da Câmara com a economia e as questões sociais em Leiria, lembrando os apoios ao comércio, como o programa de apoio financeiro a fundo perdido e a entrega de bens alimentares às famílias mais necessitadas.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.703.500 mortos resultantes de mais de 77,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 6.254 pessoas dos 378.656 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório