Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Projeto de requalificação da Casa Barbot seguiu para Tribunal de Contas

As obras na Casa Barbot, equipamento cultural de Vila Nova de Gaia, vão avançar "o mais tardar no primeiro semestre" de 2021, anunciou hoje a câmara sobre um projeto que vai ser agora alvo de parecer pelo Tribunal de Contas.

Projeto de requalificação da Casa Barbot seguiu para Tribunal de Contas
Notícias ao Minuto

21:17 - 21/12/20 por Lusa

País Gaia

Em causa uma empreitada orçada em mais de 900 mil euros.

Em fevereiro a câmara de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, anunciou que ia avançar com um concurso para a reabilitação da Casa Barbot, um equipamento cultural localizado na Avenida da República, e que o espaço abriria como polo de cultura para exposições e lançamento de livros.

Já hoje, em reunião camarária, o presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues, apontou que o projeto será enviado "finalmente" para o Tribunal de Contas.

À margem da sessão, em declarações aos jornalistas, o autarca explicou a expressão "finalmente", comentando que se trata de uma obra "ansiada" porque o equipamento "estava com debilidades", tratando-se de um espaço "icónico" do concelho e com "tradição e peso a nível cultural".

Sem conseguir avançar com datas precisas para o início da empreitada, Eduardo Vítor Rodrigues disse esperar ter obras na casa "mais tardar no primeiro semestre" do próximo ano.

A Casa Barbot é uma antiga residência unifamiliar, erguida em 1904 por iniciativa do vianense Bernardo Pinto Abrunhosa, seu primeiro proprietário, no entanto, o nome pelo qual é conhecido o edifício provém de Ermelinda Barbot, proprietária do imóvel em 1945.

Classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1982, a Casa Barbot foi adquirida pela câmara de Vila Nova Gaia que ali instalou sede do Pelouro da Cultura, Património e Turismo, mas entretanto fechou o espaço para obras de recuperação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório