Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Portugal cai três posições e é o 21.º melhor país do mundo para viver

Portugal tem um alto desempenho no domínio da Qualidade Ambiental e de Direitos Pessoais, mas teve pior performance nos indicadores de Inclusão.

Portugal cai três posições e é o 21.º melhor país do mundo para viver
Notícias ao Minuto

13:45 - 21/12/20 por Notícias ao Minuto

País Portugal

Portugal é, de acordo com o Índice de Progresso Social 2020, o 21.º melhor país do mundo para viver, caindo três posições em relação ao ano anterior.

O índice desenvolvido pela Social Progress Imperative, uma organização norte-americana sem fins lucrativos, e divulgado pela Deloitte, indica que Portugal baixou 0,22 pontos num ranking de 163 países. O país evidencia uma pior performance nos indicadores de Inclusão, nomeadamente, na Desigualdade de poder político por grupo social e na Discriminação e violência contra minorias.

Portugal apresenta um alto desempenho a nível global nas categorias de Qualidade Ambiental (5.º) e de Direitos Pessoais (9.º). Em contrapartida, o índice revela que há um menor desempenho no Acesso a Educação Básica' (59.º) e Acesso a Educação Superior (41.º).

No ranking, à frente de Portugal estão países como França, Espanha e Reino Unido. Abaixo de Portugal estão, por exemplo, a Itália, Estónia, Estados Unidos (28.º), Singapura (29.º) ou Israel (33.º).

“Pese embora a evolução negativa no ranking global em 2020, Portugal continua a evidenciar em termos de progresso social uma posição global mais favorável do que a resultante do seu PIB per capita, nos termos do qual ocupa a 36.ª posição entre os 163 países analisados. Estes dados vêm demonstrar que o paralelismo entre progresso social e criação de riqueza não anda necessariamente lado a lado”, explica Carlos Cruz, Partner da Deloitte.

Saliente-se que este indicador classifica a performance social de 163 países ao longo de sete anos (2014-2020), analisando 50 indicadores relativos, como Nutrição, Habitação, Segurança, Educação, Saúde, Direitos Humanos e Inclusão.

Leia Também: TAP reduz capacidade em 71% e número de voos em 72% em novembro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório