Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

"Confirmou-se o pior cenário": Surto em lar de Mora com 50 infetados

A informação foi revelada, esta tarde, pela Câmara Municipal de Mora. Autarca apela à população de Vila de Cabeção que saia de casa apenas para tratar de questões "estritamente necessárias, até se conhecer a dimensão do problema" e pede ajuda a quem possa prestar apoio ao lar em causa.

"Confirmou-se o pior cenário": Surto em lar de Mora com 50 infetados
Notícias ao Minuto

20:10 - 18/12/20 por Mafalda Tello Silva

País Covid-19

Pelo menos 30 utentes e 20 funcionários do Lar da Associação de Cabeção de Solidariedade aos Trabalhadores Idosos (ASCTI), na Vila de Cabeção, em Mora, está infetada com Covid-19.

A informação foi revelada esta sexta-feira numa nota divulgada pela Câmara Municipal de Mora, que começa por detalhar que cerca de 50% da população do lar testou positivo para o novo vírus. "Confirmou-se o pior cenário. (...) É uma situação extremamente grave", pode ler-se.

O comunicado, assinado pelo presidente do município, Luís de Matos, recomenda ainda que "todos os habitantes da Vila de Cabeção" só saiam de casa "para resolver questões estritamente necessárias, até se conhecer a dimensão do problema".

"Neste momento aguarda-se ansiosamente que as autoridades, nomeadamente, a Segurança Social e a ARS Alentejo deem uma resposta à situação. Desde segunda-feira, dia 14 de Dezembro, que se sabe que há utentes do referido Lar infetados e que lá continuam", é sublinhado.

O presidente deixa ainda o apelo para quem possa ajudar no lar neste momento díficil: "O Lar da ASCTI debate-se com uma enorme falta de recursos humanos, pelo que quem estiver disponível para colaborar deve entrar em contacto com a Junta de Freguesia de Cabeção. Só com a colaboração de TODOS conseguiremos resolver a situação".

Portugal somou, nas últimas 24 horas, mais 4.336 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e 75 mortos relacionados com a Covid-19, indica o boletim epidemiológico da DGS divulgado esta sexta-feira. Trata-se de um aumento de 1,2% em relação ao número de novos casos e de 1,27% no que diz respeito aos óbitos. Com esta atualização, o país passa a acumular, desde o início da pandemia, 366.952 diagnósticos positivos para o SARS-CoV-2 e 5.977 mortes relacionadas com a doença (3.112 homens e 2.865 mulheres).

Leia Também: AO MINUTO: Mais 6 meses com grande n.º de infeções, apesar de vacinas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório