Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Aulas presenciais são "aposta ganha", mas ministro faz aviso sobre Natal

Terminam hoje as aulas do primeiro período do presente ano letivo, marcado pelo regresso às aulas presenciais em plena segunda vaga da pandemia.

Aulas presenciais são "aposta ganha", mas ministro faz aviso sobre Natal
Notícias ao Minuto

11:22 - 18/12/20 por Melissa Lopes

País Educação

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, assinalou esta sexta-feira o fim do primeiro período do ano letivo com uma visita a uma escola em Vila Praia de Âncora, em Caminha, enaltecendo o trabalho "incansável" feito pelos diretores, pelas comunidades educativas, pelos docentes e  não docentes na articulação com as famílias, autarquias e a tutela. 

"O balanço é extremamente positivo. Quero agradecer todo o trabalho feito pelos diretores das escolas, pelas comunidades educativas, pelos docentes e não docentes. Um trabalho incansável de articulação com as famílias, as autarquias que foram inexcedíveis e com todos dos serviços do Ministério da Educação", disse o ministro, em declarações aos jornalistas, lembrando o  "período muito complexo" aquando do encerramento das escolas. 

"Todos nos recordamos onde estávamos em julho, agosto, setembro, onde sabíamos que íamos enfrentar uma grande provação, com mais perguntas do que respostas, mas todos acreditamos que era necessário voltar para as atividades letivas presenciais".

Depois disso, "houve um entendimento entre todos que era necessário voltar às aulas presenciais. (...) Os alunos sempre nos disseram que preferiam e sabiam que aprendiam mais no ensino presencial. Passado este tempo, estamos aqui também a celebrar o final do perído letivo", afirmou Tiago Brandão Rodrigues, para quem a forma como decorreu este primeiro período "é uma aposta ganha".

Nesse sentido, "temos de continuar a trabalhar para que continuemos a ter a maior normalidade possível" no decorrer do ano escolar, firmou. 

Frisando que as escolas têm sido "genericamente lugares seguros", o ministro garantiu que a articulação entre as comunidades escolares e as autoridades de saúde vai continuar "para que sempre que haja um caso suspeito, a resposta seja o mais célere possível". 

"Sabemos que nesta altura do Natal pode eventualmente ser um período de grande provação", notou Brandão Rodrigues, dirigindo um apelo às famílias que têm crianças em escolas para que estas mantenham as regras durante este período de descanso.

"Sabemos que voltaremos no início de janeiro às aulas presenciais e temos que manter um conjunto de regras na celebração natalícia para assegurarmos que não temos um novo aumento do número de casos. (...) Com as regras para a Passagem de Ano, queremos incrementar as medidas para que possamos mitigar os efeitos da Covid-19", sublinhou o governante.  

Ainda no concelho de Caminha, em Vila Praia de Âncora, Tiago Brandão Rodrigues visitou as obras de ampliação da escola básica e secundária e espaços de integração para o ensino articulado, no valor de dois milhões de euros.

Nas duas escolas do concelho, segundo números avançados pelo presidente da Câmara de Caminha, estão em curso obras no valor de 5,5 milhões de euros.

Daquele montante, adiantou o socialista Miguel Alves, dois milhões são suportados pelo município, sendo que hoje o ministro da Educação garantiu uma verba de 750 mil euros da reprogramação dos fundos comunitários.

"É um dinheiro com o qual já não contávamos e que cai no nosso sapatinho nesta época de Natal. O senhor ministro tem barba, ainda não é barba branca, mas hoje foi o nosso Pai Natal", afirmou Miguel Alves.

O ministro tem ainda hoje previstas uma visita às obras de requalificação da escola básica e secundária do Monte da Ola, na freguesia de Vila Nova de Anha, em Viana do Castelo, no valor de 1,9 milhões de euros e a inauguração da requalificação dos espaços desportivos da escola básica e secundária de Paredes de Coura, concelho de onde é natural.

A obra, realizada pela Câmara de Paredes de Coura incluiu a reabilitação do pavilhão gimnodesportivo renovado, um campo de jogos de futebol de 7 em relva sintética e pista de atletismo com a respetiva caixa de areia para saltos em comprimento. A empreitada cujo investimento ultrapassa os 560 mil euros e contou com um apoio de 250 mil euros através do contrato programa celebrado com o Ministério da Educação.

Anteriormente, o município requalificou a escola básica e secundária num investimento que ultrapassou os dois milhões e meio de euros.

[Notícia atualizada à 13h00]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório