Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Morte de Ihor no SEF é notícia lá fora. "Indignação em Portugal"

Tanto o The Guardian como o New York Times já noticiaram a violenta morte de um cidadão ucraniano no centro de detenção do SEF, no Aeroporto de Lisboa.

Morte de Ihor no SEF é notícia lá fora. "Indignação em Portugal"
Notícias ao Minuto

23:15 - 16/12/20 por Notícias ao Minuto

País SEF

A violenta morte do cidadão ucraniano Ihor Homeniuk, alegadamente, às mãos de inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) no Aeroporto de Lisboa, teve destaque na imprensa internacional, nos últimos dias.

O jornal norte-americano New York Times, num artigo intitulado "Morte de ucraniano detido causa indignação em Portugal", escreve que o óbito "implodiu em Portugal, colocando em causa as políticas de imigração e detenção do país e provocando apelos à demissão do ministro da Administração Interna".

Na mesma publicação, lê-se que a morte de Ihor, em março, "não atraiu muita atenção dos grandes media, que na época estavam focados na pandemia da Covid-19", mas que uma série de novas informações sobre o "episódio levou à renúncia dos oficiais do SEF e à promessa de Eduardo Cabrita de que as operações no centro de detenção do Aeroporto de Lisboa seriam melhoradas".

Já o The Guardian destaca os apelos de demissão do ministro, "após indignação com o espancamento fatal de um ucraniano pelo SEF, num centro de detenção do Aeroporto de Lisboa".

A publicação britânica garante que teve acesso ao relatório do caso e que no documento lê-se que Ihor "foi amarrado por mais de sete horas, sem acesso a comida, o que levou a uma asfixia lenta que resultou na sua morte".

Recorde-se que a violenta morte de Ihor Homenyuk levou à acusação de três inspetores do SEF por homicídio qualificado. Todos aguardam julgamento em prisão domiciliária.

O caso levou também à demissão do diretor e do subdiretor de Fronteiras do Aeroporto Humberto Delgado e ainda da diretora do SEF, Cristina Gatões. Foram ainda instaurados 12 processos disciplinares.

Leia Também: Aeroporto de Lisboa. Vigilância do SEF era feita por empresa privada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório