Meteorologia

  • 09 MAIO 2021
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Edição

Trabalhadores das cantinas das escolas de Santo Tirso anunciam greve

Santo Tirso, Porto, 16 dez 2020 (Lusa) - Os trabalhadores das cantinas das escolas do I Ciclo de Santo Tirso que receberam carta de despedimento da empresa ICA vão fazer greve a 06 de janeiro, disse hoje à Lusa fonte do Sindicato de Hotelaria do Norte.

Trabalhadores das cantinas das escolas de Santo Tirso anunciam greve
Notícias ao Minuto

19:08 - 16/12/20 por Lusa

País Escolas

Reunidos na delegação do sindicato naquela cidade do distrito do Porto a dois dias de expirar o contrato assinado no verão, os mais de 30 trabalhadores das cantinas querem, desta forma, acautelar o cenário com que deverão ser confrontados a 04 de janeiro, disse Francisco Figueiredo.

"Estes trabalhadores irão para o desemprego na sexta-feira, mas sabem que terão novos contratos para assinar a 04 de janeiro [dia em que começa o segundo período de aulas]. O que eles pretendem com este pré-aviso de greve é dizer à empresa que não aceitarão assinar mais contratos a tempo incerto", explicou o sindicalista.

A greve, agendada para as 8:30 de 06 de janeiro em frente à Câmara de Santo Tirso, vai, assim, manifestar a vontade dos trabalhadores de que seja reposta uma "normalidade conseguida há anos pela luta sindical, que foi a de que os contratos tivessem a duração do ano letivo, de setembro a junho", acrescentou Francisco Figueiredo.

O caderno reivindicativo hoje aprovado pelos trabalhadores, continuou o responsável sindical, inclui ainda o "pagamento de 10 dias de subsídios de férias, que as cozinheiras passem de sete para oito horas de trabalho por dia e que aos trabalhadores que só têm duas horas diárias de função passem para as 25 horas semanas".

A Lusa tentou obter uma reação da empresa, mas até ao momento não foi possível.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório