Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

PSP que morreu atropelado ingressou em 97 e detinha várias condecorações

António Doce tinha 45 anos e perdeu a vida quando foi salvar uma mulher que estava a ser agredida. Não se encontrava em serviço.

PSP que morreu atropelado ingressou em 97 e detinha várias condecorações
Notícias ao Minuto

16:49 - 16/12/20 por Notícias Ao Minuto

País Évora

O Agente Principal António José Pinto Doce perdeu a vida no passado fim de semana ao tentar defender uma mulher que estava a ser agredida pelo companheiro, em Évora. A Polícia de Segurança Pública (PSP) homenageou o seu profissional que tentou cessar o crime, mesmo estando naquele momento fora de serviço. António Doce tinha 45 anos, era casado e pai de dois filhos. 

Nas redes sociais, a Autoridade revelou que "o Agente Principal, António José Pinto Doce exercia funções policiais no Comando Distrital de Évora da Polícia de Segurança Pública, desde 2003", tendo "ingressado na PSP em 1997" e também trabalhado "no Comando Metropolitano de Lisboa e no Comando Regional dos Açores".

Atualmente, António Doce "desempenhava funções de fiscalização rodoviária na Esquadra de Trânsito de Évora". Em 2008, tinha sido louvado pelo Comandante Distrital de Évora, pelo seu "desempenho profissional digno de ser apontado como exemplo a seguir".

Era ainda detentor de diversas condecorações: "Medalhas de Prata e Cobre de Comportamento Exemplar, respetivamente concedidas por 8 e 15 anos de serviço com o registo disciplinar sem qualquer registo" e "Medalhas de Assiduidade de 2 e 1 Estrelas, respetivamente por 10 e 20 anos de serviço policial continuado".

Como ocorreu o crime? 

A situação que levou à morte do agente deu-se este sábado pelas 21h45, no Rossio de São Brás, em Évora, quando ocorreu "uma agressão a uma mulher, pelo seu companheiro, na via pública", explica a Direção Nacional da PSP num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso no passado domingo.

O agressor "arrastou a mulher pelo chão e obrigou-a a entrar numa viatura" mas, no referido local, encontrava-se um agente, "fora de serviço, que presenciou as agressões". Este, "em cumprimento da sua missão, interveio para fazer cessar o crime em curso"

Ao "tentar impedir a fuga do agressor", o polícia foi atropelado pela viatura que este conduzia, "sendo arrastado cerca de 40 metros". Foram acionados os meios de socorro e o agente foi transportado para o Hospital do Espírito Santo, em Évora, em "estado muito grave".

"Infelizmente, devido à gravidade das lesões sofridas na intervenção policial, o Polícia, pelas 00H54 de hoje, acabou por falecer", revela a PSP na mesma nota, onde também apresenta as condolências aos familiares e amigos da vítima. 

Quanto ao agressor, este foi "posteriormente intercetado por guardas da Guarda Nacional Republicana, na zona de Alcabideche, em Sintra". José Fortuna Malengue vai aguardar julgamento em prisão preventiva. O guarda prisional está indiciado pelos crimes de homicídio qualificado, violência doméstica e ofensas à integridade física.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório