Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

ANEPC ativa Plano de Operações Nacional da Serra da Estrela

O número de visitantes que costuma deslocar-se à Serra da Estrela nesta altura do ano levou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil a ativar o Plano.

ANEPC ativa Plano de Operações Nacional da Serra da Estrela
Notícias ao Minuto

13:28 - 15/12/20 por Notícias ao Minuto

País Serra da Estrela

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) ativou, esta terça-feira, o dispositivo conjunto de proteção e socorro na Serra da Estrela (PONSE). Em causa está o afluxo de visitantes esperado no local nesta altura do ano.

As características naturais da Serra da Estrela fazem dela um dos "pontos turísticos de maior relevo de Portugal Continental", sobretudo nesta altura do ano, em que a neve 'pinta' de branco a Serra e atrai milhares de pessoas.

O número de turistas que é habitual levou a Autoridade "a planear e operacionalizar, anualmente, um dispositivo conjunto específico para assegurar uma resposta eficiente e eficaz no âmbito da proteção e socorro, que atua sob a orientação de um Plano de Operações Nacional da Serra da Estrela (PONSE)", refere a ANEPC em nota partilhada nas redes sociais.

Este dispositivo é integrado pelos Corpos de Bombeiros dos distritos de Castelo Branco (Covilhã) e Guarda (Loriga, São Romão, Gouveia, Seia e Manteigas), o Grupo de Resgate em Montanha da Força Especial de Proteção Civil (FEPC) da ANEPC, a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, o Instituto Nacional de Emergência Médica e ainda por outros meios qualificados para participar nas missões de proteção e socorro.

A ativação deste Plano determina que haja uma unidade de comando e controlo de prevenção e resposta e que seja incrementado o nível de preparação das diversas forças do dispositivo.

Leia Também: Estância de Esqui da Serra da Estrela reabre com novas regras

Recomendados para si

;
Campo obrigatório