Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: Surto com 25 infetados em lar da Lourinhã

Vinte e cinco pessoas estão infetadas com covid-19 no lar da Associação para o Desenvolvimento da Cabeça Gorda, na Lourinhã, disse hoje fonte oficial do município à agência Lusa.

Covid-19: Surto com 25 infetados em lar da Lourinhã
Notícias ao Minuto

12:05 - 15/12/20 por Lusa

País Pandemia

Segundo a mesma fonte, dos 25 infetados, 20 são utentes e cinco são funcionários do Lar de Nossa Senhora da Piedade da Associação para o Desenvolvimento da Cabeça Gorda.

Todos os utentes encontram-se a recuperar na instituição, apresentando sintomas ligeiros.

No domingo, todos os utentes e funcionários foram testados à covid-19.

O presidente da Associação para o Desenvolvimento da Cabeça Gorda, Paulo Santos, recusou prestar esclarecimentos à agência Lusa.

Ao jornal local Alvorada, o representante explicou que o primeiro caso surgiu na semana passada - o de uma utente a fazer tratamento de diálise no Centro Hospitalar do Oeste, embora se desconheça a origem do contágio.

Outras duas funcionárias tiveram também teste positivo à covid-19, o que levou a levou as autoridades de saúde a testar no domingo todos os utentes e funcionários.

No âmbito do plano de contingência da instituição, os utentes com testes negativos e positivos foram separados por espaços diferentes, enquanto as funcionárias com teste positivo se encontram a cumprir o isolamento profilático em casa.

Desde o início da pandemia, a Lourinhã, no distrito de Lisboa, contabiliza 267 casos confirmados, dos quais 29 estão ativos, 235 recuperaram e três são relativos a mortes.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.621.397 mortos resultantes de mais de 72,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 5.649 pessoas dos 350.938 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório